Metrô de São Paulo. Foto: flickr.com/photos/felipe-moura
A RAD, desenvolvedora de tecnologias de comunicação para o setor metroferroviário, fornecerá a solução de comunicação de voz e dados para os trêns da Linha 17 Ouro da Companhia do Metrô de São Paulo.
Com isso, a comunicação entre o trem e a central de controle do sistema serão operacionalizado com o denominado Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados, na tecnologia Airmux 5000 Mobility desenvolvida pela RAD e empregada em diversas instalações metroferroviárias ao redor do mundo.
Através desta solução, a RAD poderá suprir o Metrô com um modelo de comunicação garantida, abrangendo toda a sorte de serviços essenciais à boa operação da Linha 17, tais como intercomunicação, sistemas de aviso aos passageiros, estrutura de publicidade eletrônica, conexões Wi-Fi de alto desempenho para os empregados do Metrô, câmeras de vigilância, canais de telecomando e sistemas de vídeo supervisão do interior dos trens.
No SCMVD, os rádios padrão ponto-multiponto da família Airmux são integrados através de um backbone em anel redundante de fibra óptica para suportar os serviços estratégicos de comunicação.
A solução a ser entregue pela RAD assegura uma comunicação sem queda de sinais ou interrupção entre as centrais de controle do metrô e os diversos trens em movimento, ou estacionados nas estações ou no pátio central do sistema.
Ao todo, em aproximadamente 18 km de vias elevadas, serão integradas a este sistema 18 estações de metrô e 26 trens.