CAD

Daimler troca Catia por NX da Siemens

27/05/2015 14:25

Projeto é uma das maiores migrações de CAD dos últimos anos.

Daimler tem CAD novo. Foto: Bocman1973 / Shutterstock.com

Tamanho da fonte: -A+A

A fabricante de carros de luxo alemã Daimler anunciou o fim da sua migração do softwarare de CAD Catia V5, da Dassault Systemes, para o NX da Siemens.

Iniciado ainda em 2012, o projeto é uma das maiores migrações de CAD dos últimos anos, envolvendo 6,2 mil usuários em soluções de design, manufatura e engenheira (CAD/CAM/CAE).

O projeto envolveu 33 módulos de treinamento diferentes baseados nas funções dos colaboradores. Nos períodos de pico, chegaram a estar envolvidos ao mesmo tempo 300 funcionários do centro de P&D da empresa em Bangalore, na Índia.

Foram migrados mais de 235 mil objetos de CAD. Todos os fornecedores “relevantes” migraram para o novo software, afirma a Daimler, sem dar maiores detalhes.

Segundo revela o site Engineering.com, dois fatores determinaram a decisão de mudar.

O primeiro foi a migração do Catia V4 para a versão atual. Segundo relata o portal, a mudança de versão gerou um trabalho equivalente a uma migração para outro software e a gigante alemã estabeleceu a possibilidade de fazer essa opção no upgrade seguinte, para o V6.

O segundo é o fato que, pela nova política comercial da Dassault, a aquisição do V6 implica na compra conjunta do PLM da empresa, o Enovia, que, na avaliação da Daimler, não atende todos os requisitos.

Na época do anúncio da migração, analistas do Morgan Stanley ouvidos pelo site especializado Automotive IT apontam que as perdas anuais da Dassault Systemes com a decisão da Daimler  devem ficar entre € 15 e € 20 milhões.

Veja também

SERVIÇOS
PTC vende SLM na Cielo

Contrato é uma grande tacada para a PTC no país.

ENGENHARIA
Consilos usa PLM da PTC

Empresa de Cascavel teve consultoria da espanhola Integral.

EXCLUSIVO
PTC contrata Carlos Beato

Beato seguirá residindo nos Estados Unidos e responderá diretamente para a matriz da PTC.

FÓRMULA SAE
UnB: Dassault Systèmes para carro elétrico

Alunos vão usar soluções da empresa em um projeto para produção de um carro para o Fórmula SAE.