Edgar Garcia.

Edgar Garcia acaba de ser promovido ao cargo de diretor comercial para o Brasil da UiPath, multinacional de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês).

Garcia vinha atuando como executivo sênior de vendas para o Brasil desde o final de 2018, meses antes da abertura do escritório oficial no país, realizada em março do ano passado. 

O executivo veio da veio da LeasePlan, uma multinacional de gestão de frotas de automóveis para corporações, onde era diretor comercial.

Garcia fez carreira na TI, com passagens por cargos na área de vendas da IBM, Oracle e Hyperion.

“Agora, mais do que nunca, a automação tem se mostrado, no mundo todo, crucial para o redesenho e continuidade de diversos negócios e a tendência é que ela ganhe cada vez mais espaço no Brasil, ajudando a construir um cenário de retomada pós-pandemia”, avalia Garcia.

Um sistema de RPA funciona diferente de uma ferramenta de automação de workflow na medida em que o sistema "aprende" a executar a tarefa copiando os movimentos do usuário na interface gráfica.

Assim, o software pode aprender como receber um e-mail com uma fatura, copiar certos dados e depois digitar eles em um sistema.

De acordo com o Gartner, 85% das grandes empresas terão adotado alguma automação para tarefas repetitivas por meio de software até 2022, como validação cadastral, transferência de informações em grande escala e integração de sistemas. 

Fundada em 2005 na Romênia, a UiPath é uma das empresas mais badaladas no segmento de RPA, tendo sido listada em setembro em número 3 no ranking Forbes Cloud 100. 

A companhia tem um escritório em São Paulo e em 2019 organizou seu primeiro evento no Brasil.