Astha Malik é a nova COO da VTEX. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A VTEX agregou executivos internacionais, como parte do seu esforço de crescer fora do Brasil. Numa tacada só, a plataforma de e-commerce contratou uma nova COO e anunciou três novos integrantes para o seu conselho de administração.

A nova COO é Astha Malik, que vem da Zendesk, onde ocupou cargos de liderança sênior em várias funções, incluindo a estratégia global de go-to-market, planejamento e marketing de plataforma e produto. Malik também passou pela Citrix e Prudential.

Já o conselho agora conta com Arshad Matin, CEO da Avetta, uma plataforma de cadeia de suprimentos baseada em nuvem e Benoit Fouilland, diretor financeiro da Firmenich, uma das maiores empresas de fragrâncias e sabores do mundo, com sede na Suíça. 

Fouilland foi diretor financeiro da Criteo SA, uma empresa global de tecnologia de publicidade, e passou pelas operações na Europa de SAP e Business Objects.

Fecha o time Alejandro Scannapieco, que lidera a área de consultoria estratégica da Globant, uma multinacional argentina de desenvolvimento de software com capital aberto na Nasdaq. 

Além do conselho de administração, Scannapieco e Fouilland também atuarão no comitê de auditoria da VTEX.

“Estamos entusiasmados em trazer executivos desse calibre. Eles nos ajudarão a continuar nossa jornada para sermos a líder global em tecnologia de comércio digital e trarão um conjunto diversificado de perspectivas para nossa equipe de liderança”, afirma Mariano Gomide, cofundador e co-CEO da VTEX. 

Com 2,5 mil lojas ativas em 32 países e uma carteira de clientes com multinacionais como Whirlpool, Sony, Carrefour e Adidas, a VTEX vem investindo faz tempo em ser uma empresa multinacional.

No começo do mês, os brasileiros compraram a Workarea, empresa americana especializada em comércio na nuvem e abriram uma operação em Lisboa.

Com a inauguração no país, a empresa chega à marca de cinco operações na Europa, sendo as demais unidades em Londres, Milão, Barcelona e Bucareste.

TDesde o ano passado, a companhia vem acelerando esse processo com a abertura de novos escritórios embalada por mais de US$ 365 milhões angariados em menos de um ano. Também em 2020, a empresa atingiu o status de unicórnio, sendo avaliada em US$ 1,7 bilhão.

Além disso, a plataforma foi “promovida” na última edição do Quadrante Mágico do Gartner para o mercado de Digital Commerce, deixando de ser considerada um player de nicho para integrar o grupo de visionárias.

Em 2019, o IDC Worldwide Digital Commerce Applications Market Shares indicou a VTEX como a plataforma de software de comércio digital que mais cresce no mundo, com crescimento de 44,1% no período analisado.