Alexandre Maioral, vice-presidente de tecnologia e inovação da Oracle na América Latina. Foto: Divulgação.
A Oracle aposta na combinação de todo o seu conjunto de nuvem, com aplicativos, dados, plataforma e infraestrutura oferecidos no modelo de serviço para ganhar mercado em relação aos líderes do segmento, mais fortes no segmento de infraestrutura.
Em maio, o Gartner reduziu pela metade o número de empresas analisadas no seu Quadrante Mágico para Infraestrutura como Serviço (IaaS).
Entre as empresas que permanecem na análise, AWS e Microsoft estão disparadas na frente na área de líderes, seguidas de longe pelo Google.
Alibaba Cloud, Oracle e IBM aparecem na categoria players de nicho.
Neste segmento, a Oracle não é citada na pesquisa de market share do Gartner, por ter uma fatia menor que 2%, se encaixando na categoria “Outros” (que soma 41,2% de participação).
O setor é liderado pela AWS, com 44,2% do mercado. A lista segue com Microsoft (7,1%), Alibaba (3%) e Google (2,3%).
Já na categoria de software como serviço, os dados da Synergy Research Group mostram que a Microsoft é a campeã em receitas de SaaS, tendo superado a Salesforce, líder de mercado por muitos anos, em 2016.
No ranking global de SaaS, Microsoft e Salesforce são seguidas por Adobe, Oracle e SAP.
“Em relação aos vendors comentados [AWS e Azure] acredito que localmente estamos muito bem servidos, de igual para igual, com qualquer outra oferta de IaaS ou PaaS, com a vantagem de combinar SaaS e DaaS”, declara Alexandre Maioral, vice-presidente de tecnologia e inovação da Oracle na América Latina.
Maioral destaca que a Oracle já tem dois data centers operando na região (Microsoft, AWS e Google também abriram centros locais nos últimos anos).