MS em nuvem dá segurança e escalabilidade à União Saúde.

A União Saúde, operadora de plano de saúde com matriz em Jaraguá do Sul, filial em Blumenau e aproximadamente 50 mil clientes em todo o Brasil, adotou o Microsoft Office 365 em nuvem.

O projeto foi conduzido pela KeepIT Informática, parceira Microsoft com sede em Blumenau e filial em São José.

TIME INTERLIGADO
Segundo Valda Stange, COO da União Saúde, a suíte resolveu problemas de comunicação e infraestrutura de TIC da operadora, que vinha encontrando dificuldades nestas áreas em virtude do momento de expansão geográfica.

“Começamos a nos distribuir, com atendimento e parcerias em várias cidades, e, com vários anos de uso, nossos servidores chegaram a um ponto crítico. Precisávamos de um sistema robusto, e com a escolha pela nuvem, ganhamos segurança, escalabilidade, sem aumentar custos fixos de TI”, comenta.

PACOTÃO
O Office 365 é composto pelo Exchange, SharePoint e Lync.

“Integrados, os produtos permitiram a nossa equipe trabalhar de maneira interligada. Colaboradores, prestadores, fornecedores e clientes foram beneficiados”, destaca Valda.

Ela detalha que o Exchange deu mais velocidade e agilidade aos serviços de e-mail, que podem ser acessados de qualquer lugar, a partir de smartphones.

Já o serviço de videoconferência do Lync permite conversações entre colaboradores de qualquer lugar, além de possibilitar reuniões com clientes.

O SharePoint, por sua vez, possibilitou a construção de um portal onde todos esses serviços ficam integrados.

“O Office 365 trouxe aumento na produtividade e redução de custos. A economia que fizemos não adquirindo servidores robustos e caros foi considerável”, comenta a COO, sem revelar números.

OLHO NO AMANHÃ
Ela acrescenta que a medida já foi pensada para o futuro, pois a operadora não precisará fazer backup ou trocar máquinas tão cedo.

Além da suíte em nuvem, a União Saúde também adotou o serviço Windows Intune, que agrega recursos de segurança à estrutura, com criptografia de senhas de acesso aos dados.

“Precisamos manter sigilo absoluto de dados pessoais e confidenciais, como diagnósticos e documentos particulares dos pacientes”, comenta a COO.

Ainda segundo Valda, o Intune também garante melhor gerenciamento dos computadores da empresa e traz a possibilidade de upgrade para o Windows 8, quando do seu lançamento, otimizando investimentos.

A OPERADORA

A União Saúde opera em mais de 15 cidades de Santa Catarina, com mais de 2 mil profissionais de saúde credenciados em uma rede que inclui hospitais, laboratórios, médicos e clínicas especializadas.

A estrutura comporta atendimento nacional em urgência e emergência, por meio da Abramge - Associação Brasileira de Medicina de Grupo.

RAPIDINHO
Conforme Agostinho Arthur Schnaider, da KeepIT, toda a implantação da solução em nuvem foi realizada em uma semana, em janeiro deste ano.

A entega acabou ocorrendo em fevereiro, após treinamento de todos os colaboradores da União Saúde.