A Soprano está implementando coletores da P&F em todas as máquinas do chão de fábrica. Foto: Divulgação.

A Soprano está em fase de implementação de um projeto que acopla coletores da P&F em todas as máquinas do chão de fábrica das unidades fechaduras e ferragens, cilindros hidráulicos e casa e camping.

Os equipamentos ligados às máquinas vão fornecer em tempo real todas as informações de produção, além de possíveis paradas, dados sobre eficiência, perdas, consumos. Com isso todos os dados podem ser consultados online. 

O sistema da P&F armazena e permite acompanhamento em tempo real da produção. O software está ligado ao sistema de gestão da Totvs utilizado pela Soprano. Os dados são analisados no sistema integrado, possibilitando a comparação com as métricas pré definidas no ERP.

Além disso, o novo sistema deixa para trás a exigência manual de reportes e registros de eficiência. No total, são cerca de 25 coletores já instalados. 

Segundo Roberto Raupp, gerente do projeto na área de negócio, na unidade de fechaduras e ferragens essa automatização dos processos tem o objetivo de aumentar a precisão das informações e do controle de produçã.

"Com as informações online tornamos a tomada de decisão mais rápida e ágil, possibilitando uma programação da produção mais assertiva e com melhor aproveitamento da capacidade produtiva.", ressalta Raupp. 

A Soprano possui 5 fábricas divididas entre os estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.