A UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto) adotou a plataforma Mr. Turning. Foto: Divulgação.

O chatbot Mr. Turning, desenvolvido pela startup Data H para auxiliar universitários no aprendizado de diferentes disciplinas, integra recursos da plataforma de computação cognitiva IBM Watson.

A aplicação utiliza a metodologia de educação adaptativa, baseada no aprendizado conforme as características de cada indivíduo. 

O chatbot foi desenvolvido, inicialmente, para uso interno dos estagiários da startup Data H. Por meio da tecnologia IBM Watson, a plataforma foi aprimorada com a API “conversation”, que permite uma conversa natural entre chatbot e um usuário via chat. 

A ideia da parceria com instituições de ensino veio da proximidade e afinidade da startup com este setor. 

“Começamos o Mr. Turing apenas como uma ferramenta interna e conseguimos explorar todo seu potencial através da tecnologia IBM Watson. A grande diferença do nosso chatbot para outros é que ele pode utilizar a educação adaptativa, trazendo informações de acordo com o conhecimento do estudante, para qualquer curso e modalidade”, explica Evandro Barros, CEO da Data H.

Agora, a plataforma já foi adotada pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto) e pode ser aplicada em qualquer disciplina em áreas de ciências humanas, exatas e biológicas.

Na plataforma Mr. Turing, os usuários escrevem suas perguntas e recebem respostas revisadas por professores da instituição de ensino. Com isso, o sistema é treinado a partir de informações fornecidas pelo corpo docente e funciona como uma espécie de “professor virtual”, respondendo questões e trazendo insights relacionados ao universo do estudante. 

Todas as respostas fornecidas pelo sistema são avaliadas pelos alunos, que ajudam no aprimoramento sistema com os feedbacks.

“Apesar de ser uma tecnologia muito nova, a inteligência cognitiva irá nos auxiliar muito. Estamos felizes em poder auxiliar a desenvolver o Watson para o mercado de educação. Esta é uma plataforma que ajudará no ensino dos nossos alunos e pode ser acessada de qualquer dispositivo móvel a qualquer horário”, afirma Otávio Marson Junior, porta voz da UNAERP. 

A Data H é uma startup focada no uso da inteligência artificial com foco em produtos próprios e outsourcing de P&D para empresas que necessitam agregar inteligência artificial na melhoria de seus produtos.