Objetivo é automatizar processos das áreas atuarial e comercial. Foto: flickr.com/photos/ohio-health

A Central Nacional Unimed, operadora nacional dos planos de saúde Unimed, adquiriu as soluções de Customer Analytics for Health Insurance do SAS, fornecedora de soluções e serviços de inteligência analítica.

O objetivo da aquisição é automatizar os processos operacionais das áreas atuarial, comercial e de alguns índices de desempenho institucionais da entidade. Além do ganho em performance, a empresa espera, no futuro, implementar um programa de medicina preventiva.

Segundo a empresa, a mudança permitirá a automatização de cerca de 60 relatórios gerenciais que a área faz mensalmente.

“A solução SAS agilizará a extração de listagens, como por exemplo, faixa etária dos clientes, grau de dependência e frequência de utilização dos planos. Isso nos dará mais tempo para investir em funções estratégicas e analíticas”, afirma Eduardo de Souza Schuch, consultor da Central Nacional Unimed.

O executivo espera ainda, no longo prazo, utilizar o poder analítico da solução SAS para entender melhor o comportamento de seus clientes.

“Espero implementar campanhas de medicina preventiva com base no cruzamento de dados dos pacientes e de utilização para identificar previamente possíveis usuários com predisposição a doenças crônicas” afirma Schuch.