As pessoas gostam do conteúdo da AG2 Publicis Modem. Foto: flickr.com/photos/afagen/

A AG2 Publicis Modem é agência que mais gerou engajamento nas mídias sociais no primeiro semestre no Brasil, segundo dados da ferramenta indexSocial, da Espalhe, divulgados pelo site Meio e Mensagem.

O índice foi de 4,6%, um ponto percentual acima do registrado no segundo semestre de 2012, e 0,2 pontos percentuais à frente da DraftFCB, o segundo colocado.

A cifra é obtida pela quantidades de reações - curtir, comentários, compartilhamentos, etc - dividida pela base de usuários da agência.

Seguem na lista a Z+, Netz, Ogilvy, W/McCann, B2, Artplan, Heads e New Style. A AG2 Publicis Modem é o resultado da compra em 2010 da agência digital gaúcha AG2, então uma das maiores do país, pelo grupo de propaganda Publicis.

Quando o assunto é força bruta, a pura audiência nos meios sociais, sem contar as reações da mesma, a líder é a agência de publicidade África, com 130 mil pessoas entre fãs no Facebook, seguidores no Twitter e assinantes no YouTube.

A seguir, de acordo com o levantamento, estão DM9DDB (77 mil), Espalhe, AlmapBBDO, AgênciaClickIsobar, Y&R, DPZ, Loducca, Talent e F/Nazca S&S.

O monitoramento, feito em cima de 80 agências, apontou um crescimento de 28% na audiência total somada no semestre na comparação com o período anterior – totalizando mais de 1 milhão de conexões.

O ranking mostra que 79% da audiência está concentrada em 20 agências. Entre as cinco primeiras, esse percentual chega a 37%.

Segundo o estudo, as principais motivações para as agências se comunicarem nas redes sociais são atração e retenção de talentos, exposição de seus cases, interação com outros profissionais do mercado, avaliação do comportamento da audiência nesses canais, entre outros.

#DURMOSEMCALCINHA
Claro que a expertise em criar conteúdo que engaja o público sobre si mesmo se reflete também quando o tema são os clientes.

Pelo menos foi o caso da campanha #DurmoSemCalcinha feita para Dermacyd (Sanofi) pela  Publicis Brasil e a AG2 Publicis Modem.

A Publicis Brasil e a AG2 Publicis Modem engajaram celebridades como Ana Maria Braga, Fernanda Paes Leme, Luciana Gimenez em uma ação para conscientizar as mulheres sobre a importância da saúde íntima por meio de um quiz do tipo mito ou verdade

Durante 10 dias, alinharam com outras ações de compra de mídia digital e construções de links direcionados, além de “branded content” em programas de televisão.

Os resultados superaram todas as estimativas. Em apenas 20 minutos de ativação da campanha, a hashtag #DurmoSemCalcinha já era Tranding Topics no Twitter e permaneceu como o assunto mais comentado desta rede social por mais de uma hora. Além disso, esteve no TOP 10 das campanhas mais vistas no YouTube durante o mês de julho.

Quase o dobro da meta inicialmente traçada pelas agências foi atingido, com mais de 105 milhões de impactos nas redes sociais e o vídeo teve 310% visualizações a mais do que o esperado.

O #DurmoSemCalcinha também superou todas as médias do mercado. A taxa de interação foi 46% superior aos índices normalmente registrados e a taxa de cliques para iniciar o vídeo foi três vezes maior do que a média.