A Vallourec tem mais de 6 mil empregados no Brasil. Foto: Divulgação.

O Grupo Vallourec, conglomerado francês que atua no setor da siderurgia, adotou a solução SAP EH&S (Environment, Health and Safety) com o objetivo de otimizar controles e reduzir custos. As unidades brasileiras de tubos, florestal, mineração, transporte e serviços e Tubos Soldados Atlântico adotaram o software para ampliar o atendimento aos requisitos de segurança do trabalho e saúde. 

A Vert Soluções em TIC foi a responsável por implementar a solução.

​O novo aplicativo irá apoiar ações preventivas e corretivas, minimizando os riscos das operações da empresa, além de administrar melhor os eventos relacionados à segurança do trabalho, possibilitando o acompanhamento da taxa de frequência e gravidade. 

O controle, anteriormente realizado por planilhas eletrônicas ou sistemas alternativos, será aprimorado por meio de um processo único. 

O trabalho durou oito meses e foram implementados módulos de medicina ocupacional e segurança de trabalho. Esta última, inclusive, utiliza tecnologia de Biometria para restringir o acesso do empregado que estiver com exames vencidos e controlar a retirada de Equipamento de Proteção Individual.

A Vallourec tem mais de 6 mil empregados no Brasil e possui unidades próprias de produção de aço em Belo Horizonte, Saint-Saulve (França), Youngstown (EUA) e 20% de participação na Hüttenwerke Krupp Mannesmann GmbH em Duisburg-Huckingen (Alemanha).​​

Globalmente, o grupo atingiu € 5,6 bilhões em vendas no ano de 2013.

No mercado desde 1997, a Vert é conta com escritórios em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa já desenvolveu projetos para Eletrobrás, Embratur, STJ e outros.