A Brasil Kirin terceirizou o suporte de TI de seus usuários com a Sonda IT. Foto: Divulgação.

A Brasil Kirin terceirizou o suporte de TI de seus usuários com a Sonda IT. A fabricante de bebidas recebe cerca de 15 mil chamados mensais, a partir das 5 mil estações de trabalho espalhadas por 13 plantas industriais e 25 centros de distribuição

Até então, os trabalhos de service desk, field service e gestão de ativos eram feitos fisicamente por uma equipe interna. 

De acordo com Claudia Pessoa, CIO da Brasil Kirin, um ano após o contrato efetivado com a Sonda, a indústria de bebidas considera o processo mais efetivo, mesmo sendo realizado remotamente.

"Logo no primeiro mês de atendimento, praticamente 90% do acordo de nível de serviço (SLA) estava sendo atendido. Percebemos o aumento da satisfação do usuário e não temos mais oscilação no atendimento, que passou a ocorrer em 20 segundos, um tempo 30% menor do que se levava com o provedor anterior”, explica.

Além do suporte aos softwares básicos, como o Office, a provedora também realiza o primeiro atendimento ao software de gestão empresarial da SAP utilizado pela fabricante de bebidas.

O contrato de 60 meses também inclui serviços como a disponibilização do Portal de Atendimento para o reset e o desbloqueio de senha. Com a ferramenta, ao invés de acessar um atendente do service desk quando necessita de algum desses procedimentos, o usuário pode realizar diretamente na tela do Windows. 

Manualmente, seria necessário que ele aguardasse de três a quatro minutos para a liberação via atendimento. Através da aplicação, o procedimento ocorre em 20 segundos. Mensalmente são realizadas 780 alterações pelo Portal de Atendimento.

A Brasil Kirin, subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, é uma das principais empresas de bebidas do país, com 13 fábricas em 11 estados e mais de 11 mil funcionários. 

Suas marcas são distribuídas por 20 centros próprios e mais de 190 revendas para cerca de 600 mil pontos de venda em todo o Brasil. O portfólio da empresa inclui as marcas Schin, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Fibz, Skinka, entre outras.

A Kirin Holdings Company é um grupo global com mais de 46 mil funcionários no mundo, presente em mais de 15 países.

Segundo os últimos dados de resultados divulgados pela Sonda IT, a empresa teve em 2013 um faturamento de US$ 1,2 bilhão. Em 2014, a empresa revelou ter fechado de R$ 250 milhões em novos contratos no Brasil.