Cidadão tem serviços na palma da mão. Foto: Pixabay.

Viamão, um município de 250 mil habitantes na região metropolitana de Porto Alegre, está oferecendo serviços para a população por meio de um aplicativo fornecido pela Govbr, empresa especializada em soluções para gestão pública.

O app CidadeMOB é oferecido para as 1,2 mil prefeituras (um pouco mais de um quinto das cidades do país) clientes do sistema de gestão da empresa e já está sendo usado em 28 municípios nos 11 estados.

No caso de Viamão, os serviços oferecidos incluem temas como IPTU, alvarás e certidões negativas de débitos, solicitações referentes à iluminação e ao patrolamento públicos, e ao programa Cidade Limpa, que tem como objetivo manter a cidade livre de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, ocasionadas pelo descarte irregular e acúmulo de lixo. 

O sistema já teve 14 mil acessos na cidade e 40 mil em nível nacional.

“Temos a expectativa de aumento da aderência ao app, pois ele realmente está gerando maior facilidade no encaminhamento das demandas e velocidade no trâmite dos processos. Ele é uma ferramenta de integração da prefeitura com a comunidade”, destaca Anderson Fauri, secretário Municipal da Fazenda da Prefeitura de Viamão.

A Govbr está presente em 23 cidades do país, contando com 530 colaboradores. Em 2017, faturou R$ 110 milhões, representando crescimento de 14% em relação ao ano anterior.