Tonny Martins, gerente geral da IBM no Brasil. Foto: Divulgação.

A América Latina faz parte do plano de expansão da rede global de nuvem da IBM. A empresa espera lançar a primeira região de IBM Cloud (Multizone Region) no Brasil até o final de 2020. 

Localizada em São Paulo, a nova região de IBM Cloud será projetada para fornecer aos clientes um conjunto de serviços de nuvem pública IBM, desde infraestrutura até serviços de plataforma, como inteligência artificial (IA). 

Ela ajudará a ampliar localmente os recursos de recuperação de desastres, interconectando três zonas de disponibilidade distintas - cada uma delas contendo refrigeração, rede e energia independentes - dentro da mesma região.

A nova região na América Latina trará o portfólio completo de serviços de IBM Cloud, que inclui recursos de IBM Watson, blockchain, IoT e analytics, entre outros. 

"As empresas no Brasil buscam obter maior controle de seus dados diante de regulamentações mais rígidas de conformidade e proteção, e a IBM oferece os recursos em nuvem que permitem inovar e aproveitar os dados de todas as fontes em qualquer ambiente híbrido, público e multicloud", declara Tonny Martins, gerente geral da IBM no Brasil.

O objetivo da empresa é atuar com organizações que seguem a tendência de integrar infraestrutura local (on-premise), nuvens privadas e públicas para implementar uma estratégia de cloud híbrida. 

Para isso, busca garantir uma arquitetura otimizada para que as aplicações possam ser executadas de maneira eficiente em cada um desses ambientes (público, privado e local).

"O mercado de nuvem está sendo redefinido como híbrido. As empresas estão transferindo mais aplicações de negócios para a nuvem, buscando melhorar a eficiência e manter a segurança enquanto gerenciam dados, serviços e fluxos de trabalho em um ambiente híbrido e multicloud. A nova região de IBM Cloud está sendo desenhada para oferecer um portfólio de infraestrutura e serviços que entrega os melhores benefícios da nuvem híbrida aos clientes", diz Ana Paula Assis, gerente geral da IBM América Latina.