Francisco Millarch. Foto: LinkedIn.

A TUI Travel Accommodation & Destinations, empresa listada na bolsa de Londres e responsável por todas as empresas online do segmento hoteleiro da TUI Travel PLC, comprou a curitibana MalaPronta.com, agência de viagens online focada em hotelaria.

O valor da transação não foi revelado.

A companhia paranaense, que segundo a empresa independente de pesquisas PhocusWright está entre as três maiores OTAs (do inglês Online Travel Agencies) do país e no Top 10 da América Latina, com mais de 130 mil diárias já vendidas, foi criada em 2004 por Francisco Millarch, seu CEO desde então.

Com a venda da agência, o executivo segue no comando dela, além de ficar como CEO de outras duas companhias que já mantinha, ambas de Curitiba: a Mobicar, de aluguel de carros, e a Altermedia Interactive, de desenvolvimento de web  2.0.

Millarch também já foi diretor de Desenvolvimento de Internet na Positivo, fabricante de computadores do Brasil sediada na capital paranaense.

A MalaPronta.com não divulga faturamento, mas apresenta dado de crescimento anualizado de receita na casa dos 117%. Com 29 funcionários, a companhia trabalha com reservas em 1,2 mil hotéis, em mais de 200 destinos do país.

Já a TUI Travel A&D fechou o ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2011 com vendas de € 3,1 bilhões, contando com mais de oito mil colaboradores distribuídos por operações em 50 países.

A companhia já atuava no Brasil e América do Sul por meio da Hotelbeds, operadora de hospedagem para a indústria de viagens.

Com a aquisição da MalaPronta.com, a multi complementa outras marcas online direcionadas a consumidores, como a LateRooms.com e a AsiaRooms.com, que segundo a companhia lideram em seus mercados no Reino Unido e Ásia, respectivamente.

“O Brasil é um mercado muito importante, pois há uma crescente disposição para viajar e alta porcentagem de clientes que fazem reservas online”, comenta Joan Vilà, diretor geral da TUI Travel A&D.

Já Chris Morris, diretor de Negócios de Agências de Viagens Online do segmento hoteleiro da TUI Travel A&D, detalha que a MalaPronta.com chamou a atenção da companhia europeia por ter uma marca forte, com posicionamento “excelente” em mecanismos de busca online.

No comando da agência curitibana, Millarch se reportará a Morris.

“Este acordo é um marco para a MalaPronta.com e com a expertise da TUI, esperamos ampliar nossa presença no mercado de viagens online", finaliza o executivo brasileiro.

Além da área de hospedagem, a TUI atua em serviços de turismo e administração de cruzeiros, mantendo sob seu guarda-chuva também marcas como Intercruises, Destination Services, Worldcome e Pacific World, entre outras.