HOSPEDAGEM ONLINE

TUI Travel compra curitibana MalaPronta

27/09/2012 13:44

Com a compra, de valor não revelado, europeia se fortalece no segmento de venda de hospedagem via Internet.

Francisco Millarch. Foto: LinkedIn.

Tamanho da fonte: -A+A

A TUI Travel Accommodation & Destinations, empresa listada na bolsa de Londres e responsável por todas as empresas online do segmento hoteleiro da TUI Travel PLC, comprou a curitibana MalaPronta.com, agência de viagens online focada em hotelaria.

O valor da transação não foi revelado.

A companhia paranaense, que segundo a empresa independente de pesquisas PhocusWright está entre as três maiores OTAs (do inglês Online Travel Agencies) do país e no Top 10 da América Latina, com mais de 130 mil diárias já vendidas, foi criada em 2004 por Francisco Millarch, seu CEO desde então.

Com a venda da agência, o executivo segue no comando dela, além de ficar como CEO de outras duas companhias que já mantinha, ambas de Curitiba: a Mobicar, de aluguel de carros, e a Altermedia Interactive, de desenvolvimento de web  2.0.

Millarch também já foi diretor de Desenvolvimento de Internet na Positivo, fabricante de computadores do Brasil sediada na capital paranaense.

A MalaPronta.com não divulga faturamento, mas apresenta dado de crescimento anualizado de receita na casa dos 117%. Com 29 funcionários, a companhia trabalha com reservas em 1,2 mil hotéis, em mais de 200 destinos do país.

Já a TUI Travel A&D fechou o ano fiscal encerrado em 30 de setembro de 2011 com vendas de € 3,1 bilhões, contando com mais de oito mil colaboradores distribuídos por operações em 50 países.

A companhia já atuava no Brasil e América do Sul por meio da Hotelbeds, operadora de hospedagem para a indústria de viagens.

Com a aquisição da MalaPronta.com, a multi complementa outras marcas online direcionadas a consumidores, como a LateRooms.com e a AsiaRooms.com, que segundo a companhia lideram em seus mercados no Reino Unido e Ásia, respectivamente.

“O Brasil é um mercado muito importante, pois há uma crescente disposição para viajar e alta porcentagem de clientes que fazem reservas online”, comenta Joan Vilà, diretor geral da TUI Travel A&D.

Já Chris Morris, diretor de Negócios de Agências de Viagens Online do segmento hoteleiro da TUI Travel A&D, detalha que a MalaPronta.com chamou a atenção da companhia europeia por ter uma marca forte, com posicionamento “excelente” em mecanismos de busca online.

No comando da agência curitibana, Millarch se reportará a Morris.

“Este acordo é um marco para a MalaPronta.com e com a expertise da TUI, esperamos ampliar nossa presença no mercado de viagens online", finaliza o executivo brasileiro.

Além da área de hospedagem, a TUI atua em serviços de turismo e administração de cruzeiros, mantendo sob seu guarda-chuva também marcas como Intercruises, Destination Services, Worldcome e Pacific World, entre outras.

Veja também

Globo compra site de viagens Mundi
A Globo acaba de comprar o controle acionário do buscador de viagens Mundi. Não foram divulgados valores.

A companhia foi renomeada como Mosaico Negócios de Internet S.A e continuará com seus fundadores atuando de forma autônoma e tornando-se um braço de negócios de internet da Globo.
EXPANSÃO
Netviagem: 1 milhão de bilhetes em 2012

Site transacionou em 2011 uma soma próxima a R$ 42 milhões, número que deve crescer 47% neste ano, chegando a R$ 62 milhões.

Netviagem vende em tablets e celulares

O site de vendas de passagens de ônibus pela internet Netviagem passará a operar também em tablets e smartphones.

Da idealização ao lançamento foram seis meses de trabalho, explica Marcelo Andrade, diretor comercial do Netviagem.

“Levamos cerca de três meses para migrar todas as empresas para a nova configuração”, complementa.

Agaxtur: R$ 1 mi em soluções de turismo online
A Agaxtur acaba de lançar uma plataforma de serviços para operações online. Com investimento de R$ 1 milhão, a operadora desenvolveu uma série de ferramentas para o segmento B2B e, com elas, prevê expandir seu faturamento em 20% imediatamente.

A nova plataforma permitirá a cerca de duas mil agências de viagens parceiras da Agaxtur realizar ações como montagem de pacotes sem a participação de um consultor de vendas, além de agilizar as reservas de voos e de hotéis via web.
Benner quer 100 agências de viagens
A Benner Sistemas, empresa catarinense especializada em sistemas de gestão, espera conquistar 100 novos clientes no segmento de agências de turismo de pequeno e médio porte, nos próximos três anos.
Banrisul e MasterCard: pré-pago de viagem

O Banrisul e a MasterCard lançam um cartão pré-pago internacional recarregável para viagens.

Batizado de Banrisul MasterCard Travel Card, o lançamento substitui o tradicional travel cheque e é emitido com chip e senha, nas opções dólar ou euro, dando ao usuário a opção de usá-lo tanto para fazer pagamento quanto para sacar dinheiro na moeda de cada país.

Netviagem: passagem online cresce 1000%

A venda online de passagens de ônibus rodoviário do portal Netviagem obteve um crescimento de 1000% entre 2008 e o primeiro semestre de 2011.

De acordo com o IDG Now, as vendas no site começaram a ganhar força em 2008 e, para este ano, a companhia prevê que mais de 500 mil pessoas deverão utilizar o serviço online.

Entre os 73,9 milhões de brasileiros com acesso à internet, de acordo com dados do Ibope, uma média de mil internautas se cadastra por dia no site de vendas de passagem.

ByTravel: viagem 100% planejada pelo iPad

A agência de viagens curitibana  ByTravel lançou um aplicativo para iPad que permite fazer todo o planejamento de uma viagem – da escolha do roteiro à reserva online – pelo tablet da Apple.

O app Europamundo, que leva o mesmo nome da operadora representada pela ByTravel no Brasil, oferece ao usuário 350 roteiros para Europa e Oriente Médio, oferecendo imagens e informações interativas aos clientes.

Submarino Viagens amplia para Argentina

O serviço de e-commerce Submarino Viagens lançou uma versão argentina do portal especializado em serviços de turismo.

Desenvolvido com foco na cultura local, o site oferece ferramentas diferenciadas para busca de passagens aéreas, hotéis e pacotes turísticos com preços promocionais para os mesmos destinos oferecidos no Brasil.

Lexmark: app gerencia despesa de viagens

A Lexmark, empresa fornecedora de software, lança o aplicativo Lexmark Expense Solution, direcionado ao uso corporativo, e que permite capturar, gerenciar e acessar relatórios de despesas de viagens.

Baseado em tecnologia para gerenciamento de conteúdo, a aplicação economiza tempo nos processos de captura e acesso à documentação para realizar a aprovação, reembolso e conciliação de despesas.

Dedini agiliza viagens com R$ 500 mil em Lecom

A Dedini, fabricante de peças, equipamentos, plantas e unidades para o setor sucroalcooleiro, investiu cerca de R$ 500 mil na adoção de uma solução de automação da Lecom para seus processos de viagens.

O sistema Atos Lecom é 100% web e não apenas eliminou o uso de papel no processo, como também minimizou o tempo gasto nisso.

TAM Viagens controla franquias com EFM

A TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas, adotou o Sistema de Gestão de Feedback Empresarial (EFM – Enterprise Feedback Management) da QuestManager.

A solução vai permitir à franqueadora monitorar em tempo real a aplicação dos processos determinados às lojas de sua rede.

mTrip: guia de viagens para Europa e EUA

A mTrip, companhia canadense especializada em viagens, acaba de lançar seus guias para iPhone e iPad. Inicialmente, estão disponíveis guias de nove cidades, nos Estados Unidos e na Europa.

"Com esta primeira série de guias de cidades, reunimos conteúdo especializado, feedback de viajantes e as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado", elogia Frederic de Pardieu, CEO e Fundador da mTrip.

Viagens corporativas ganham site no Submarino

O Submarino Viagens lançou um portal com o objetivo de oferecer às empresas o gerenciamento de viagens corporativas de forma online, com o mínimo de custo.

Entre as novidades do Submarino Viagens Corporate estão as ferramentas com as quais a nova interface monitora o cumprimento das políticas da empresas e a administração de orçamento de acordo com os recursos disponíveis.