Rodrigo Zerlotti lidera a Avalara na América Latina. Foto: Divulgação.

A Avalara, fornecedora americana de soluções de automação fiscal na nuvem, quer expandir sua atuação no Brasil por meio de aquisições. O portfólio atual da Avalara é nativo das empresas SPL Fiscal, KeepTrue e TaxVision, que se unem à solução da SuitePlus de motor de cálculo de impostos, tecnologia adquirida em 2015 pela Avalara. 

A SPL traz especialização em serviços e soluções para as áreas fiscal, contábil e folha de pagamento. 

Já a KeepTrue, de soluções fiscais em nuvem, oferece sistemas para gerenciamento de XML, controle de obrigações, validação cadastral, gestão de processos, validação tributária e BPO Fiscal.

Enquanto isso, a Tax Vision tem experiência de consultoria no relacionamento de empresas com o fisco brasileiro, focando em ações preventivas relacionadas ao negócio para minimizar os riscos tributários.

Com a união do portfólio, a Avalara passa a fornecer soluções para uma gestão fiscal completa no modelo de software como serviço, cobrindo todos os requisitos de conformidade de impostos para empresas de qualquer porte que opere com negócios no Brasil.

A Avalara nomeou Rodrigo Zerlotti como gerente geral da América Latina e Carlos Kazuo Tomomitsu como gerente geral do Brasil. 

Zerlotti tem mais de 25 anos de experiência em tecnologia e no universo fiscal, o que inclui 15 anos como fundador e CEO da SuitePlus, responsável pela localização do ERP da Netsuite no Brasil. 

O executivo também foi fundador da Rezolve, empresa nacional de tecnologia em nuvem e, nos EUA, ocupou cargos de tecnologia na Universidade do Texas, em Austin, assim como na Radian Internacional e em outras startups de TI sediadas em Austin. 

Antes de fundar a sua própria empresa de tecnologia de imposto, a KeepTrue, Kazuo liderou a divisão de aplicações de negócios da Sonda IT e dirigiu o primeiro projeto de localização SAP no Brasil. 

Kazuo vai comandar a Avalara no Brasil, envolvendo produtos, marketing, vendas e atividades de apoio para uma base de mais de 400 clientes.

O interesse da Avalara em incrementar seu portfólio no Brasil está relacionado às características locais em relação ao cumprimento das obrigações fiscais, que são reconhecidas como uma das mais complexas do mundo. 

De acordo com um relatório da PricewaterhouseCoopers, o encargo anual no cumprimento das obrigações fiscais de quem faz negócios no Brasil é de aproximadamente 2,6 mil horas, o que significa mais de oito vezes do tempo dedicado nos Estados Unidos ou na União Europeia. 

As regras de tributação no Brasil envolvem diversos impostos, jurisdições tributárias e autoridades, além das constantes mudanças nas taxas, regras e outros requisitos.

"Enxergamos como promissora a ampliação de nossa presença no Brasil. A notícia de hoje confirma nosso compromisso com a expansão global em uma das dez principais economias do mundo e num mercado que detém uma enorme necessidade não atendida. Temos agora uma excelente equipe de liderança local e estamos ansiosos para servir as milhares de empresas que fazem negócios no Brasil”, comenta Scott McFarlane, co-fundador e diretor executivo da Avalara.

A Avalara Brasil passa a oferecer uma plataforma de software baseada em nuvem e serviços profissionais que tem o objetivo de melhorar a governança, minimizar o risco fiscal, automatizar as operações fiscais e garantir o cumprimento correto das obrigatoriedades.

A companhia une soluções para cálculo transacional de impostos, geração de documentos eletrônicos, conteúdo fiscal, auditoria, monitoramento e conformidade de obrigações fiscais acessórias, intercâmbio eletrônico de dados, ferramentas de verificação na comunicação eletrônica às autoridades fiscais brasileiras (SPED) e business process outsourcing (BPO).