Nilson Ayala Queiroz, CIO do CIEE-RS. Foto: Divulgação.

O CIEE-RS - Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), associação que atua na capacitação e inserção dos jovens no mercado de trabalho, adotou  a solução 2Cloud Backup DR, da 2Cloud.

O objetivo da empresa com a solução é aumentar a segurança das informações de seus mais de 100 mil estudantes inscritos e cerca de 36 mil usuários em processo de estágio ou aprendizagem.

A solução atua no backup das informações em um ambiente em nuvem. Os resultados são alta disponibilidade de dados, aumento da proteção cibernética e física, além do início do processo de disrupção tecnológica na organização. 

Nilson Ayala Queiroz, CIO do CIEE-RS, afirma que o sistema garante  a segurança de todas as informações, incluindo um sistema interno, responsável pelo processamento de aprendizagem ou da jornada de trabalho dos estudantes atendidos pela instituição.

Além dos dados internos de gestão, a solução contratada ainda contempla o backup das informações administrativas e a central de arquivos, como e-mails, textos, planilhas, apresentações, etc. 

“Preferimos não ficar presos em um licenciamento, trata-se de uma plataforma contratada sob demanda, em cloud computing, e com um software que confere alta capacidade de processamento de dados”, afirma Fabricio Soares Bicca, analista de suporte, datacenters e gestão de projetos do CIEE-RS.

Até então, o CIEE-RS realizava seus backups exclusivamente em fita e internamente. O processo gerava risco de perda de dados críticos, como as informações pessoais de estudantes e das empresas associadas, por exemplo. 

“A solução adquirida ainda nos confere acesso aos arquivos, mesmo quando os colaboradores estão em locais remotos. Além da sede em Porto Alegre, o CIEE-RS possui mais de 100 unidades de atendimento no estado e a solução da 2Cloud fornece alta disponibilidade, em todos estes escritórios”, ressalta Daniel Schaeffer, líder da equipe de help desk e infraestrutura no CIEE-RS.

A 2Cloud foi fundada em 2011 e atende a clientes como Rech, Instituto de Cardiologia, Araupel e Max Metal.