O 10º Simpósio SAE Brasil de Manufatura acontecerá no dia 10 de outubro. Foto: Divulgação.

O 10º Simpósio SAE Brasil de Manufatura reunirá lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul, no dia 10 de outubro. 

Com o mote “Caminhos da Competitividade: dos Alicerces à Manufatura do Futuro”, o simpósio contará com três painéis, compostos de palestras, apresentações de cases e sessões de debates. 

A programação abordará os diferentes estágios da manufatura brasileira, desde organizações que precisam fortalecer os alicerces para recuperar as perdas da crise até empresas que já possuem cases de Indústria 4.0. 

“Nós precisamos adaptar as nossas fábricas para as tendências da indústria automotiva, como a eletrificação e as fontes alternativas de propulsão. Como podemos converter uma fábrica de componentes de motores a combustão para fabricar também motores elétricos com o menor valor de investimento possível? Essa adaptação na manufatura passa automaticamente pela Indústria 4.0”, aponta  Alex Etevaldo da Silva, diretor de Qualidade e Confiabilidade do Produto da Marcopolo e diretor do Simpósio.

Em paralelo, o público poderá visitar a exposição de manufatura, que contará com empresas como Autton, Bondmann, Ciriex, Dassault, Denker, ESI, Grapho, Grupo ArpiAspersul, Grupo GPS, Lesi/ Seco, Okuma, Powermig, Salvagnini, Siemens, Staufen Taktica, Tiesse, Trumpf, UCS e Uniftec. 

No dia 11 de outubro, o evento ainda terá minicursos e visitas técnicas às empresas Marcopolo, Todeschini e Tramontina.

“Os simpósios da SAE Brasil são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e velocidade dos mercados”, afirma Mauro Correia, presidente da SAE Brasil.