Nilton de Souza, diretor de soluções e negócios da BluePex. Foto: Divulgação.

A integradora de sistemas IT2B fechou um acordo para vender soluções da BluePex, fabricante brasileira focada em controle e segurança da informação.

Com isso, a expectativa da empresa é de encerrar o ano de 2016 com crescimento no setor hospitalar, fornecendo soluções para combater as ameaças de segurança que aumentam com a ampliação do número de dispositivos conectados à rede nos hospitais.

Entre os estabelecimentos que já contam com as soluções da BluePex estão o Hospital São Lucas (Taubaté - SP), Hospital São Francisco (Mogi Guaçu - SP), Hospital da Cidade (Passo Fundo - RS) e Hospital São José (Teresópolis - RJ). Mais recentemente, a empresa fechou um contrato com o Hospital Sepaco, da cidade de São Paulo.

“Em um cenário onde cada vez mais dispositivos estão conectados a uma rede, é natural que os riscos de um ataque aumentem. Sabemos que a área de TI  dos hospitais está atenta a isso e acreditamos em uma alavancagem dos investimentos em soluções de segurança neste segmento nos próximos meses”, afirma Nilton de Souza, diretor de soluções e negócios da BluePex.

Para ele, os riscos na área da saúde são maiores porque envolvem também a recuperação do paciente.

“Como cada vez mais equipamentos de diagnóstico e monitoramento estão conectados, ter um ataque a um aparelho de raio-X ou a um tomógrafo, por exemplo, não é algo impossível de acontecer. O prontuário dos pacientes também pode ser alvo de ataques, o que poderia resultar em perda de informações ou na alteração dos dados”, explica.

Outro aspecto crítico para os hospitais na nova realidade da IoT é a disponibilidade dos sistemas e do link de internet.

“O monitoramento remoto do paciente é uma tendência muito forte nos hospitais e com certeza tanto paciente quanto médico têm saído ganhando. Só que para que isso funcione, é preciso que os equipamentos e sistemas necessários para dar acesso às informações receba o fluxo de banda necessário para funcionar com alto desempenho”, diz Nilton de Souza.

Para atender a estas novas demandas, a BluePex atua no setor de saúde com diversos produtos que vão desde firewall a antivírus. 

“Todas são soluções versáteis, que reúnem uma série de recursos de segurança, como firewall, webfilter, controle e priorização de link, antivírus, anti-spam, entre outros. Além de garantirem a segurança, estas soluções não permitem que os recursos de TI sejam utilizados com atividades que não são importantes para o hospital”, completa.

A BluePex é uma empresa nacional especializada em soluções para a segurança da informação com atuação somente por vendas através de canais.

Baseada em Limeira e especializada em soluções de segurança, a Bluepex tem em sua carteira clientes como Heinz e Quiksilver. 

A IT2B tem escritórios comerciais em São Paulo, Brasília e Espírito Santo e conta com mais de 1,2 mil colaboradores. A companhia tem mais de 600 clientes entre os segmentos público e privado.