O Studio Surface é um all-in-one projetado para competir com o iMac, da Apple. Foto: Divulgação.

A Microsoft anunciou na quarta-feira, 27, seu primeiro computador desktop, o Studio Surface. O modelo é um all-in-one projetado para competir com o iMac, da Apple. 

O Studio Surface é voltado para uso profissional e tem características de design high-end voltadas para tarefas como edição de fotos ou vídeos.

As novidades mais destacados do lançamento são a tela ajustável e um novo acessório chamado Dial Surface. Com isso, a tela pode ficar quase inteiramente “deitada” na mesa,  dando artistas gráficos a capacidade de desenhar. 

O Dial Surface pode ser colocado sobre a tela para abrir paletas de cores e outras opções. O Dial de superfície irá trabalhar com outros produtos de superfície - Surface Pro e Superfície Book - mas você não será capaz de usá-lo nas telas.

A tela touch-screen do computador é de 28 polegadas e conta com um recurso chamado TrueColor, que ajuda a representar fielmente as cores. 

O Studio Surface ainda tem um recurso chamado TrueScale, que representa documentos e objetos em tamanho real. Com ele, os documentos aparecem do mesmo tamanho que ficariam na impressão, por exemplo.

Para o The Wired, a chance da Microsoft ser bem-sucedida com o lançamento tem relação tanto com a qualidade e inovação do computador, mas também com uma oportunidade aberta pela Apple nesse mercado.

De acordo com a publicação, a Apple lançou em 2013 o Mac Pro com visual cilíndrico, também voltado para uso profissional. No entanto, a linha não recebeu nenhuma atualização nos últimos três anos.

Os lançamentos da Apple esperados para essa semana incluem aperfeiçoamentos nos MacBooks e iMacs, mas o Wired acredita que as novidades não vão chegar perto dos recursos que a Microsoft anunciou.

Até dois anos atrás, o sucesso da Microsoft nessa área seria visto como improvável. No entanto, o lançamento do Surface no ano passado mostrou que a companhia tem potencial na área de hardware e capacidade para inovar no segmento.

O valor do Studio Surface começa em US$ 2.999, com o modelo mais avançado chegando a US$ 4.199. O computador está disponível para pré-venda desde o dia 26 de outubro.