Para iniciar a experiência, bastará dizer a frase: "Ok Google, falar com Natura". Foto: Pexels.

A Natura lançou uma ferramenta de comércio por voz com o Google Assistente desenvolvida pelo Innovation Lab, onde uma equipe interna de inovação digital se dedica a explorar tecnologias emergentes.

Com a ferramenta de voz, será possível realizar a busca por produtos, adicioná-los ao carrinho e finalizar a compra por meio do pagamento via boleto. Para iniciar a experiência, bastará dizer a frase: "Ok Google, falar com Natura".

A partir daí, a ferramenta realiza as conexões com o e-commerce da Rede Natura através de APIs e da ferramenta Dialogflow, uma solução Google Cloud que utiliza inteligência artificial para criar experiências de conversação mais naturais.

Para a Natura, ferramentas ativadas por voz têm vantagens como serem mais simples e rápidas, além de terem potencial inclusivo para diversos perfis de pessoas e não necessitarem do download de nenhum aplicativo para a maioria dos smartphones Android.

Por enquanto, a novidade deve estar disponível apenas em smartphones, mas a marca de cosméticos já estuda expandí-la para outras plataformas, assim como disponibilizar o serviço também em outros países.

"A experiência de comércio por voz é ainda uma ferramenta muito nova tanto para empresas quanto para consumidores. Por isso, nosso foco é seguir ampliando a utilização em nosso negócio, seja acelerando outros caminhos, seja pela criação de novos serviços e experiências para toda a nossa rede e seus diferentes públicos", afirma Agenor Leão, vice-presidente da plataforma de negócios da Natura.

Anteriormente, a marca já havia disponibilizado assistentes de voz para outros serviços, como a experiência de meditação, que pode ser acionada pelo Amazon Alexa e pelo Google Assistente, disponível em português, espanhol e inglês.

O Google Assistente está presente em um bilhão de dispositivos, como smartphones, TVs e smart speakers, em mais de 90 países. O Brasil é o terceiro no mundo com mais usuários ativos na ferramenta. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar para o Google, 37% dos brasileiros usam o Google Assistente pelo menos 3 vezes na semana, sendo que 21% usam diariamente. 

Fundada em 1969, a Natura é subsidiária da Natura &Co, grupo global de cosméticos que também inclui as marcas Avon, The Body Shop e Aesop. Juntas, as empresas registraram receita líquida de R$ 14,4 bilhões em 2019.

A marca Natura conta com mais de 1,8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Ela ainda tem operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia.