Até 80 ideias de negócio serão selecionadas. Foto: Pexels.

O Sebrae e a Unicred anunciaram um programa de aceleração com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) através dos parques tecnológicos das instituições de ensino.

Batizado de Go.GlobalX, o programa deve desenvolver até 80 ideias de negócios inovadores, de pequeno porte e em estágio inicial, com potencial de impacto global.

O lançamento oficial do projeto acontece na próxima quarta-feira, 28, e potenciais empreendedores e pesquisadores poderão realizar a inscrição na página do programa

As ideias serão avaliadas por um comitê técnico composto por profissionais dos parceiros envolvidos no programa e especialistas convidados, todos com conhecimento técnico e/ou de negócios.

Segundo a organização, a avaliação dos projetos será realizada levando em consideração o atendimento ao objetivo do programa, preenchimento completo e adequado do formulário indicado e aspectos relacionados à equipe, mercado, potencial inovador e vídeo de inscrição.

Durante o programa, as equipes terão acesso a mentorias com profissionais vinculados aos parceiros dos ecossistemas de inovação e convidados, tanto do Brasil como do exterior, além de poder utilizar espaços e serviços disponibilizados para auxílio no desenvolvimento dos seus projetos.

“Nesse momento em que enfrentamos a crise mais desafiadora desde a Segunda Guerra Mundial, é fundamental unirmos esforços, aproveitando o know how de cada um, para contribuir com empreendedores e empresas que estão visualizando e aproveitando oportunidades que surgem no meio das adversidades”, destaca André Vanoni de Godoy, diretor-superintendente do Sebrae RS.

As três universidades participates compõem a Aliança para Inovação, uma movimentação em prol do ecossistema inovador da capital gaúcha lançada no ano passado.

“Como resultado, as universidades da Aliança, também protagonistas do Pacto para Inovação de Porto Alegre, em importante parceria com o Sebrae e apoio da Unicred, contribuem no fortalecimento do nosso ecossistema, tendo como foco os mercados globais, ativando novos negócios e geração de riqueza em nosso estado”, destaca Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS.

Criado em 1972, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) tem sede em Brasília e 700 pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores.

Já a Unicred é uma confederação de cooperativas financeiras criada há 30 anos. O sistema contabiliza R$ 13,6 bilhões em ativos totais com 279 agências em todo o país. São 35 cooperativas e aproximadamente 280 unidades de negócios em 15 estados brasileiros, com mais de 220 mil cooperados.