Sede da LG em Seul. Foto: divulgação.

A LG Electronics anunciou na quinta-feira, 26, mudanças estratégicas em seu quadro executivo global, com o objetivo de reformular a liderança da fabricante de eletrônicos em 2016.

Segundo destacou a empresa sul-coreana em comunicado,  executivos veteranos da companhia ficarão responsáveis por supervisionar todos os pontos de negócio da LG. As mudanças terão efeito a partir de janeiro de 2016.

Os três diretores escalados para esta tarefa são Jo Seong-jin, CEO de Home Appliances, Juno Cho, CEO da sivisão Comunicações Móveis, e David Jung, atual CFO da companhia.

O atual vice-presidente do conselho administrativo da LG e CEO da companhia, Koo Bon-joon foi transferido para a equipe de líderes da LG Corp, companhia-irmá da LG Electronics.

Para a fabricante, a nova estrutura dará às quatro divisões da LG - Home Entertainment, Comunicações Móveis, Home Appliances e Componentes Veiculares — mais autonomia para responder rapidamente e tomar decisões para aproveitar as oportunidades do mercado.

As oportunidades que a empresa busca estão principalmente em ramos de negócios que não são os tradicionais da companhia, apostando no desenvolvimento de produtos em novas áreas, com potencial maior de crescimento.

"Complementando a atual liderança em televisões, dispositivos móveis e appliances, áreas como componentes automotivos, energia, TI e B2B devem aumentar sua participação no crescimento da LG no futuro", destacou a empresa em nota.

A busca por novos segmentos mais lucrativos tem justificativa nos recentes resultados financeiros da fabricante, que viu suas vendas de televisores perderem fôlego em 2015.

Segundo dados financeiros divulgados pela LG, o lucro da empresa no primeiro trimestre de 2016 caiu 58%, devido a baixa da venda de TVs, uma queda que ofuscou até o bom desempenho da empresa em sua divisão de smartphones.