A RTVE, conhecida como E-Paraná, contratou a AD-Digital. Foto: Divulgação.

A RTVE, tv educativa conhecida como E-Paraná, está em fase de implementação de soluções e serviços adquiridos por meio da AD-Digital, vencedora de uma concorrência pública, para digitalizar sua operação.

As tecnologias selecionadas pela emissora contemplam um ambiente completo de produção  e pós-produção tapeless em HDTV, incluindo ferramentas de gestão de mídia para agregação de metadados e consulta rápida do conteúdo, com ambiente de edição em baixa resolução integrados ao sistema de armazenamento online, entre outros sistemas

Para compor o projeto que elimina as fitas e digitaliza o conteúdo, foram integrados ainda soluções de transcodificação e transferência de arquivos. Há investimento também nos estúdios de captação, controle de exibição mestre, central técnica de controle, monitoração técnica, controle de qualidade, áudio digital e câmeras de captação externa. 

Entre os principais parceiros que compõem a solução estão Grass Valley, Cisco, Quantum, Tektronix e Telestream.

Atualmente, o ambiente da RTVE inclui a infraestrutura dos estúdios, câmeras, armazenamento e pós-produção operando de forma analógica, em resolução SD.

O novo ambiente traz como principais benefícios a geração de conteúdo em alta definição e todo armazenamento em arquivo com acesso rápido. Com isso, a emissora busca uma expansão futura em multiplataformas, tais como integração com redes sociais e VOD.

Sergio Kobayashi, presidente da RTVE, considera a aquisição como um passo marcante na história da RTVE. 

“O mundo contemporâneo exige que instituições estejam sempre na vanguarda. Adequações foram feitas e a RTVE pôde adquirir o seu equipamento com boa antecedência às regras impostas pela ANATEL ligadas a digitalização”, afirmao presidente.

O contrato com a AD Digital prevê também análise das condições do ambiente de produção, desenho dos fluxos de trabalho, instalação e ajustes dos processos de gestão de conteúdo digital e integração das ferramentas de gerenciamento de mídia com os sistemas de edição e pós-produção. 

A implantação do projeto também contempla o sistema digital em alta definição na sede da RTVE, em regime de TurnKey, que envolve fornecimento de equipamentos, implantação, instalação, testes, ajustes, treinamentos, operação assistida e suporte técnico por no mínimo dois anos, integrando todo ambiente desde a captação à exibição da TV. 

A previsão de transmissão de conteúdo digital está programada para o primeiro semestre de 2016, dois anos antes do prazo da Anatel.

A AD-Digital é uma integradora de sistemas e infraestrutura de televisão. A empresa fornece soluções sob medida para produção, pós-produção, gestão do conteúdo, distribuição e armazenamento do conteúdo. Entre seus clientes estão MTV, Globosat e MixTV.