Alastair Edwards, analista-chefe da Canalys. Foto: Divulgação.
A nova era de nuvem vai redefinir o valor das revendas de tecnologia. A visão da Canalys, consultoria britânica especializada em analisar o mercado de canais, para 2020 é que os canais serão fundamentais para lidar com a tendência de multi-cloud e prover serviços para o momento da TI híbrida.
Com o cenário de expansão do segmento de internet das coisas (IoT), os clientes passarão a ter cada vez mais áreas para abordar em termos de tecnologia, incluindo nuvens públicas, segurança avançada, data center e endpoints.
Assim, Alastair Edwards, analista-chefe da Canalys, reforça a importância do conhecimento das revendas e na necessidade de demonstrar valor ao cliente em meio a tantas possibilidades.
Neste ano, a Canalys determina como grandes impulsionadores de receita para revendas a atuação em áreas como virtualização, hiperconvergência, segurança e PCs com Windows 10.
Já para 2020 a consultoria aponta que as tendências que vão se destacar serão TI híbrida, IoT, edge, nuvem, mobilidade, automação de infraestrutura e ambientes customizados de data center.
"Os serviços de consultoria já são os mais importantes para muitas revendas em relação ao lucro, então o conhecimento de cada revenda é algo relevante e seguirá sendo, especialmente no momento que percebemos que não é possível abraçar todas as áreas, e sim se tornar especialista", destaca Edwards.
Em 2017, 92% dos canais entrevistados pela Canalys apontaram os serviços de consultoria como importantes para seu modelo de negócios.
Foi o maior destaque da pesquisa, seguida por serviços gerenciados (importantes para 87% dos canais), revenda de hardware e software on-premise (76%) e revenda de serviços terceirizados de nuvem e hospedagem (70%).