Mais brasileiros com TV por assinatura em casa. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Um relatório divulgado pela Anatel nesta segunda-feira, 28, destaca que a base de assinantes de TV paga no Brasil registrou um crescimento de 27% em 2012.

Com este crescimento, o país fechou o ano com cerca de 16,2 milhões de assinantes, aponta a Reuters. Somente em dezembro foram 221 mil novas adesões, uma alta de 1,39% sobre o número de clientes em novembro.

Segundo os números da Anatel, estima-se que 27% dos domicílios do país já possuam serviços de TV por assinatura, sejam eles via cabo, satélite ou Internet (IPTV).

A Net/Embratel, do magnata mexicano Carlos Slim lidera o mercado, contando com uma carteira de 8,5 milhões de assinantes no final do ano. A SKY/DirecTV possui a segunda maior fatia do mercado, com 5 milhões de clientes.

Quanto ao crescimento no mercado durante 2012, a Oi teve maior destaque, subindo a sua base de clientes para 748,8 mil, mais que o dobro de clientes que tinha quando fechou 2011.

Com este aumento de assinantes, a operadora inclusive passou a ocupar a terceira posição no mercado.

Caindo para o quarto lugar, a Telefônica Brasil, terminou 2012 com 594,9 mil clientes.