A Abyara utiliza em torno de 50 equipamentos, entre impressoras e multifuncionais. Foto:135pixels/Shutterstock.

A Abyara, empresas do mercado imobiliário adquirida pela Brasil Brokers em 2008, conta com a Simpress para fornecer outsourcing de impressão e gestão de documentos. A Abyara utiliza em torno de 50 equipamentos, entre impressoras e multifuncionais. 

Em comparação ao contrato anterior, com outra prestadora, o número foi reduzido em 15 unidades. Segundo a empresa, o motivo foi o ganho de produtividade gerado com a automação de processos feitos pela Simpress.

Para ajudar na redução e no desperdício de páginas impressas, é utilizada a solução follow-you print da Simpress, que evita abandonos de impressão.

Com um RFID implantado no cartão funcional, o usuário garante a liberação dos documentos. Ao aproximá-lo do sensor instalado em qualquer uma das máquinas da rede é realizada a identificação e autorizada a impressão da página.

Para Marco Astorga, gerente de TI da Abyara Brokers, o processo de otimização da Simpress trouxe vantagens visíveis no dia-a-dia. O novo ambiente agora é transparente para os funcionários da empresa, que comemoram pelos novos equipamentos e sistema.

Além de cuidar da parte de impressão, a Simpress também está ajudando a entidade a tornar suas digitalizações mais inteligentes. Alinhado ao conceito de cloud computing, a solução ECM 1.0 permite que os documentos físicos sejam digitalizados com qualidade, indexados, armazenados e acessados de forma segura. 

O sistema da Simpress já está presente em 16 lojas da Abyara Brokers localizadas na região metropolitana de SP, Campinas e Jundiaí. 

O próximo passo é estender para as demais áreas que demandam armazenamento de documentos, como o RH, que lida com fichas de registro e documentação de funcionários e autônomos.

A Simpress, comprada pela Samsung em dezembro, conta com filiais na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e interior de São Paulo, 600 revendas e mais de 1,5 mil técnicos especializados.

Com mais de dez anos de atuação, sua operação cresceu mais de 11 vezes e hoje conta com mais de 2 mil funcionários. Em 2013, seu faturamento atingiu R$ 464 milhões, sendo 7,5% maior do que o do ano anterior.