O Coursera anunciou o lançamento de novos cursos do Insper e do ITA. Foto: Sergey Nivens/Shutterstock.

O Coursera anunciou o lançamento de novos cursos do Insper e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Inicialmente será oferecido pelo ITA o programa de especialização programação Java e desenvolvimento ágil. Já o Insper disponibiliza os cursos de introdução ao marketing analítico e capitalismo consciente. 

Com 17 milhões de alunos inscritos em todo o mundo frequentando cursos em quase 150 universidades parceiras, a Coursera tem no Brasil o seu quarto maior mercado da Coursera,.

Mais de 700 mil alunos contam com uma seleção de 62 cursos ministrados em português ou com legendas em português – além de outros 27 cursos em português europeu. 

De acordo com um levantamento feito pela Coursera publicado em setembro de 2015, 61% dos brasileiros que buscam seus cursos o fazem para melhorar a carreira (a média mundial é 52%).

“A disponibilidade de conteúdo online gratuito em uma plataforma global permite que nossa escola restitua o investimento da sociedade brasileira. O ITA também se beneficiará naturalmente da prática do desenvolvimento de cursos à distância, o que motivará os nossos alunos e professores a melhorarem e modernizarem o ensino de engenharia”, diz Anderson Ribeiro Correia, pró-reitor de Extensão e Cooperação e futuro reitor do ITA.

O programa de especialização programação Java e desenvolvimento ágil do ITA abrange temas de nível intermediário com base em técnicas e princípios modernos. 

“A Coursera une instrutores de primeiro nível com tecnologia e dados de milhões de alunos para criar a melhor experiência de aprendizagem. Os cursos são desenvolvidos especificamente para o aluno online, que é quem mais valoriza o tempo, a flexibilidade e os resultados”, acrescenta Carlos Pessoa, gerente geral da Coursera Latam baseado no Brasil.

Já estão abertas as inscrições tanto para os cursos do Insper como para o programa de especialização do ITA. Para concluir um curso no Coursera e receber um diploma, é necessário pagar uma taxa.