GOTINHAS

Salesforce lança o CRM da vacina

28/01/2021 14:47

Gigante tem solução cloud focada nas necessidades da vacinação. Não parece que vá pegar no Brasil.

Brasil começou a vacinação dos grupos de risco. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Tamanho da fonte: -A+A

A Salesforce criou uma versão do seu software de gestão de relacionamento de clientes focado em um nicho de mercado em alta: iniciativas de vacinação de grande porte.

O chamado Vaccine Cloud é focado em autoridades de saúde pública, provedores de saúde e organizações sem fins lucrativos e oferece funções desde o registro e programação do destinatário até a gestão de estoque e a assistência à saúde pública

Baseada na plataforma Salesforce Customer 360, o Vaccine Cloud oferece ainda soluções de mobilidade, bots, recursos de análise e integração.

Em nota, a Salesforce destacou alguns clientes, como o Northwell Health,  o maior provedor de assistência médica e sistema de hospitais do estado de Nova York, com 23 hospitais e quase 800 ambulatórios médicos.

Também foram citados o Lake County, um condado de classe alta nos arredores de Chicago, com 700 mil habitantes; a University of Massachusetts Amherst, uma instituição de ensino de ponta e o Gavi, the Vaccine Alliance, uma ONG focada em vacinação em países pobres.

A americana CostalCloud, uma parceira da SalesForce, aplicou a solução em seis condados da Flórida, nos quais residem um quarto dos residentes do estado, vacinando até o momento 75 mil pessoas em uma população de 5 milhões.

“O maior desafio que o mundo enfrenta agora é orquestrar a distribuição de bilhões de doses de vacinas. A tecnologia pode desempenhar um papel crítico para garantir que essa distribuição seja feita de forma eficiente, eficaz e equitativa”, disse Bret Taylor, presidente e COO da Salesforce. 

E será que a novidade chega no Brasil? É provável que não, em primeiro lugar por falta de oferta.

Em seu release, a Salesforce cita como parceiros da iniciativa os parceiros estratégicos globais Accenture, Deloitte, IBM e KPMG, mas, como o nome diz, são empresas com práticas globais de Salesforce, o que não permite prever um interesse participar no mercado brasileiro.

Dos nove parceiros “normais” listados pela Salesforce, sete tem operações focadas nos Estados Unidos e um no Canadá, e só um, a Infosys, tem presença no Brasil. Mas a Infosys é uma empresa com um grande portfólio, que pode oferecer ou não esse software em particular no país.

Pelo lado da demanda, o número potencial de clientes é limitado. O maior deles seria o Ministério da Saúde, que opera o Sistema Único de Saúde, através do qual estão sendo distribuídos para os 27 estados, que por sua vez fazem a vacinação através das suas secretarias da saúde.

Até o momento, foram distribuídas 8 milhões de doses, todas as serem ministradas gratuitamente para integrantes de grupos de risco.

O governo federal está muito atarefado no momento tentando obter insumos para fabricar vacinas. Operar um sistema de vacinação é, segundo analistas, algo que o Brasil sabe fazer. Então parece difícil que o governo decida complicar a vida com implementações de software.

Pelo lado da iniciativa privada, o mercado não parece muito promissor. Ainda não há uma previsão de quando as clínicas particulares conseguirão comprar lotes das vacinas contra a Covid-19 que forem aprovadas no Brasil, ou está definido por parte do governo se empresas particulares poderão comprar vacinas por conta própria.

A orientação dos órgãos de saúde nacionais e internacionais é que todas as doses produzidas pelos laboratórios neste primeiro momento sejam direcionadas aos governos, com a finalidade de garantir que as pessoas dos grupos de risco sejam imunizadas o mais breve possível.

Veja também

AGLOMERAÇÕES
Futurecom deve acontecer em 2021

Um dos maiores eventos de tecnologia do país tem datas marcadas. Vai dar?

LÍQUIDO
Acqualive implanta CRM da Salesforce

Fabricante de filtros de água teve consultoria da Tech6 no projeto.

PANDEMIA
SAP: grandes eventos em 2021, só no digital

Multinacional alemã avisa parceiros que a estratégia de eventos digitais será mantida.

SOBRE 2020
Lições do mar para incertezas e dificuldades

O grande navegador Amyr Klink muito me inspirou com as suas aventuras. 

VACINA
Métodos ágeis na vacina contra Covid-19

Novas vacinas são uma prova das possibilidades das metodologias ágeis na gestão de projetos.

ADEUS
Relembre 2020, se você é corajoso o bastante

A retrospectiva de um ano que não será esquecido: coronavírus, novo normal, ransomware, grandes negócios e mais.

ECONOMIA
O (ex) país do futuro consegue superar a "década perdida"?

PIB per capita do Brasil deve ter resultado ainda pior que o dos anos 1980.

COVID-19
Rede D'Or acompanha pacientes com Salesforce

Projeto da Globant incluiu Salesforce Health Cloud e Salesforce Marketing Cloud.

ONDA
SAP reajusta previsão e leva tombo na bolsa

Coronavírus prejudica faturamento da gigante e mercado não gosta. Acabou sobrando até para a Salesforce.

CARAS
Medallia monta time no Brasil

Startup quente atua no mercado de UX e está montando um time forte no Brasil.

CARREIRA
Fontolan, ex-FICO, vai para Pegasystems

Empresa de CRM está montando um time de peso no Brasil.