Disneylândia cada vez mais díficl. Foto: flickr.com/photos/photographerglen

O ministro conselheiro da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Rodd Chapman, afirmou nesta quinta-feira, 27, que a abertura do consulado americano em Porto Alegre ficará para dezembro de 2015.

A sede do novo consulado, localizado na Avenida Assis Brasil, atenderá cerca de 100 mil pessoas por ano. Mas, para dar andamento a mais de 35 mil pessoas que desejam retirar o visto norte-americano, será implementado um centro de atendimento que prestará parte desse serviço, prometido para o mês de março desse ano, na avenida Carlos Gomes.

O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre funcionou de 1918 a 1996. Hoje, só funcionam consulados do país em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Atualmente, para retirar o visto, o cidadão precisa ir para alguma das cidades brasileiras que já existem embaixadas, e ficar por lá por no mínimo dois dias. Com a mudança, o início desse processo poderá se realizar em Porto Alegre e finalizado em uma dessas cidades.

Esse é o quarto atraso nos planos de reabertura. Em abril de 2012, havia previsão de uma abertura ainda naquele ano ou no primeiro trimestre do ano seguinte.

Em seguida, John Matel, diretor de Relações Externas da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília retratou-se e deu um novo prazo para 2014.

Segundo a Missão Diplomática dos EUA no Brasil, cerca de 1,1 milhão de vistos foram processados em 2012, ano no qual os turistas brasileiros gastaram U$ 8 bilhões nos Estados Unidos, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.