Rodrigo Baptista.

A Dassault Systèmes deu uma sacudida nos seus quadros na América Latina, deslocando alguns executivos de posição.

Rodrigo Baptista, ex-diretor da unidade de negócios da Quintiq na América Latina, assume o quadro de diretor de Business Transformation, à frente das vendas diretas da multinacional francesa no país.

Batista estava na Quintiq há menos de um ano, vindo da Pitney Bowes, em que foi diretor de vendas para o Brasil. Antes, o executivo passou quatro anos na Software AG. O executivo também tem passagens pelas empresas Altran CIS e Progress Software.

A Quintiq é uma empresa da Dassault Systèmes voltada para planejamento e otimização da cadeia de suprimentos adquirida em 2014.

Batista ocupa o lugar de Marcos Xavier, que por sua vez passa a comandar a área Value Solutions Channel da empresa, responsável pelas vendas através de canal da Dassault no país.

Xavier entrou na Dassault em 2016, vindo da Hexagon, empresa na qual foi diretor de vendas para a América do Sul. 

Antes, entre 2005 e 2009, teve sua primeira passagem pela Dassault Systèmes, em que fez parte do time Solidworks como gerente de desenvolvimento de negócios e gerente de vendas regionais. 

Xavier ainda atuou em companhias como Bentley Systems e Siemens PLM e substitui Oscar Siqueira, ex-country manager da SolidWorks, outra empresa controlada pela Dassault, que havia assumido o cargo em 2015.

Tanto Xavier como Batista respondem para Alejandro Chocolat, managing director da Dassault Systèmes para a América Latina e ele também uma contratação recente, tendo assumido a posição no começo de 2018.

Chocolat foi country manager Brasil da Red Hat entre 2004 e 2010, passando depois para a diretoria de alianças e canais até 2012. 

Depois, o executivo foi diretor de vendas para América Latina da Hortonworks, uma companhia especializada na tecnologia de processamento de grandes volumes de dados Hadoop.