Sebrae do Sul vai para a nuvem da Microsoft. Foto: divulgação.

O Sebrae migrou suas contas de e-mail para o Office 365 nos três estados do Sul. Agora os passos de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem acabar sendo seguidos em todo o país.

A implantação ficou por conta da gaúcha Processor, que venceu as licitações para realizar o serviço nas três unidades da entidade. São cerca de 1,5 mil contas.

A migração começou no primeiro semestre de 2012 na operação paranaense do serviço de apoio às pequenas empresas.

Antes, o Sebrae-PR tinha uma infraestrutura de correio eletrônico baseado em apenas um servidor com dados armazenados no storage da organização. Ambas máquinas já tinham três anos de uso e não atendiam mais à demanda.

Tendo em vista redução de custos com manutenção e maior disponibilidade do serviço, a opção foi pelo Office 365 em uma combinação híbrida de soluções na nuvem e on premise.

O pacote inclui e-mails, calendário, conferências, colaboração, além de edição e compartilhamento de documentos via Web com Word, Excel, PowerPoint.

“O Sebrae-SC e o Sebrae-RS seguiram a mesma estratégia de implantação do novo servidor, com uma vantagem: o processo de implantação foi bem mais rápido, uma vez que já existia um histórico com pontos fortes e oportunidades de melhoria identificados por nós”, explica o líder da equipe de TI encarregada do projeto, o consultor do Sebrae-PR Arilson Nico.

Agora, o Sebrae Nacional estuda também fazer essa migração para o Office 365, afirma a Microsoft em nota.

Composto por 27 unidades descentralizadas, uma em cada estado e no Distrito Federal, o Sebrae possui uma rede com de 750 postos de atendimento, 4,4 mil colaboradores e 9 mil consultores externos no país.

A entidade destinou até 2012, 30% do seu orçamento a inovação e tecnologia.

A Processor atende a mais de 1 mil clientes, fornecendo soluções de BI, gestão de portais e processos (Processor Intraflow), CRM, ERP (AX), outsourcing, BPM e consultoria, entre outros.

Com matriz em Porto Alegre e filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Blumenau, a companhia também mantém unidades em Santiago, Bogotá e escritórios comerciais em Buenos Aires, Madrid e Miami.