Argemiro Sousa, diretor de negócios da Padtec. Foto: Divulgação.

A Cemig Telecom, subsidiária da estatal mineira de energia elétrica, está investindo na ampliação da cobertura de suas redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) no sudeste do Brasil. Com a expansão, o backbone óptico da operadora de telecomunicações agora chega a São Paulo.

Essa expansão de capacidade de transporte DWDM adiciona taxas de transmissão a 100 Gb/s em uma das principais rotas do backbone óptico da operadora. 

“Por atuar em um setor atento às evoluções tecnológicas, a Cemig está constantemente pesquisando e analisando as mais modernas tecnologias disponíveis, de modo a escolher a aplicação que melhor atende às demandas do mercado”, afirma Fábio Abreu, diretor comercial e de operações da empresa. 

Com a chegada a São Paulo, a operadora fechou novos acordos comerciais e agora marca presença em pontos de troca de tráfego localizados em Amsterdã, Miami e Nova York.

Para iluminar a nova rota, a Padtec forneceu sistemas DWDM de última geração com tecnologia ROADMs (Reconfigurable Optical Add-Drop Multiplexer) – que adiciona mais flexibilidade no direcionamento do tráfego da rede óptica. 

A rede, que conecta Pouso Alegre (MG) a Cotia (SP), será interligada a outra operada pela Cemig Telecom, que chega em Belo Horizonte e que também conta com soluções da Padtec. No total, são 1.080 quilômetros de redes ópticas.

“Em um mundo cada vez mais conectado, os usuários finais buscam uma experiência única de alta conectividade nos serviços de telecomunicações. Isso se reflete na necessidade de ampliação e atualização das redes das operadoras”, afirma Argemiro Sousa, diretor de negócios da Padtec. 

A Padtec, que tem entre seus acionistas o CPqD, é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos com tecnologia DWDM. 

Atualmente a Cemig Telecom possui redes de telecomunicações implantadas em mais de 90 localidades e em 5 estados – Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás e Pernambuco.