FRANQUIAS

Yungas anuncia investimento de R$ 2 milhões

28/03/2022 10:35

Parte do valor veio do Grupo SMZTO e será usado para consolidar a plataforma. 

Marcos Salles (COO) e Guilherme Reitz (CEO), cofundadores da Yungas. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Yungas, retail tech catarinense especializada na gestão e comunicação de franquias, anunciou um investimento de R$ 2 milhões no seu produto até o final de 2022.

A empresa não especificou quanto, mas parte do valor vem de um aporte recebido do Grupo SMZTO, investidor de franquias como Instituto Embelleze, Odonto Company e Espaço Laser, no último mês de dezembro. 

Fundada em 2018, a startup tem sede em Florianópolis e fornece uma plataforma que organiza a comunicação e a gestão padronizada entre franquias e franqueados, com um sistema baseado na metodologia de customer success.

A tecnologia centraliza processos como informes gerais, demandas internas e ocorrências. 

Na plataforma, é possível ver quem visualizou ou não as mensagens, bem como explorar dados e indicadores. Baseado em indicadores de faturamento, satisfação, padronização e engajamento, o sistema identifica unidades em risco ou com oportunidade de expansão.

A empresa já atende mais de 4 mil franquias em todo o Brasil, entre elas Stone, Instituto Embelleze, New Era Cap, Escola Guga Tênis, Johnny Rockets, Delivery Much e Terça da Serra.

No ano passado, a Yungas ampliou sua presença entre as redes dedicadas aos nichos de saúde, beleza e bem-estar, viu seu número de clientes dobrar e cresceu 256% em faturamento.

Com o objetivo de se consolidar como a plataforma de comunicação e gestão número um entre as grandes redes de franquias, a startup planeja usar o valor do investimento em tecnologia, ferramentas, pesquisa e desenvolvimento, além da contratação de novos colaboradores.

O número de funcionários da retail tech passou de nove para 22 nos últimos cinco meses. A previsão é que o time conte com algo entre 35 e 40 colaboradores até o final de 2022.

Entre as melhorias que a Yungas pretende implementar, estão o desenvolvimento do módulo de treinamento, o aperfeiçoamento do módulo de health score, upgrades no módulo de checklist, evoluções no módulo de compras e desenvolvimentos direcionados para projetos específicos de algumas redes.

Assim, a empresa pretende mais do que dobrar a base de clientes em 2022, chegando a 10 mil franquias atendidas até o final do ano. Para 2023, a meta é atingir pelo menos 30 mil.

O SMZTO afirma ser o primeiro grupo de investimentos em franquias do Brasil, com 3.442 unidades ativas em 20 países.

Veja também

CONTRATAÇÃO
Ex-Accenture é o novo COO da Matera

Marcelo Moreira foi managing director de tecnologia da companhia por mais de 20 anos.

CONTRATAÇÃO
Idwall tem ex-Porto Seguro como CTO

Daniel Cassiano também tem passagem por Magazine Luiza e Creditas.

FINTECH
Randon: R$ 7 mi na Money Money Invest

Este é o oitavo aporte da companhia, que criou fundo há dois anos.

APORTE
Get Commerce capta R$ 1,2 milhão

Investimento na plataforma gaúcha de e-commerce foi da BR Angels.

DINDIN
Kamino recebe aporte de US$ 6,1 milhões

Nomes de peso querem ajudar startups a criar offshores.

AQUISIÇÃO
Nelogica compra Akeloo

A startup mineira é especializada em controle de tributos para investidores e traders.