Danilo Scalet. Foto: Divulgação.

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) recebeu a certificação Tier 3 do UpTime Institute para o projeto de seu data center localizado em Curitiba.

Construído pela Aceco TI, em um investimento de R$ 33 milhões, o data center passa a ser o primeiro Tier 3 da região sul do Brasil. Com 272 m2, dentro da própria Celepar, abriga servidores, mainframe, storages, equipamentos de rede e ambientes RISC, nos quais são executadas aproximadamente 900 aplicações.

Com o centro de dados, a Celepar quer garantir comunicações mais seguras para os serviços estaduais, sem risco de quedas ou paralisações por causa de condições climáticas ou trabalhos de manutenção.

Segundo Danilo Scalet, diretor de tecnologia da informação e comunicação da Celepar, o data center foi planejado para atender com um percentual de disponibilidade de 99,982%.

"Isso significa que, por ano, o total de tempo indisponível é de 1 hora e 36 minutos. Essa certificação indica nosso grau de acerto e reconhece o esforço do Governo do Estado do Paraná em elevar ainda mais os padrões de qualidade no atendimento das necessidades dos cidadãos paranaenses", afirma o diretor.

Além do data center da Celepar, no Brasil existem outros oito centros com a certificação Tier 3: cinco em São Paulo (Ascenty, Embratel, Alog, Vivo e T-Systems), dois no Rio, (Globo.com e Petrobras) e um em Minas (Ativas).