BK Brasil migrou e-mails para Microsoft Office 365. Foto: divulgação.

A BK Brasil, franqueada da Burger King no Brasil, migrou suas contas de e-mail para a nuvem com o Microsoft Office 365, em um projeto implantado pela paulista IPconnection.

O pacote inclui também recursos de calendário, conferências, colaboração, além de edição e compartilhamento de documentos via web com Word, Excel e PowerPoint.

Rogério Santos Cavalca, gerente de TI da BK Brasil, explica que a rede já utilizava a solução de e-mail da Microsoft, mas em servidores de terceiros.

“O desafio foi realizar a migração da tecnologia para o novo ambiente em cloud da Microsoft sem perder as mensagens, contatos, agendamentos dos clientes internos. Encontramos a solução de migração que preservasse os dados originais”, explica o executivo.

Ele destaca que, durante a migração, as máquinas dos usuários foram configuradas para receber a solução, com a mudança das contas para o novo domínio sincronizada à base de cada usuário.

“Após isso, a configuração e criação de novos usuários foram tranquilas e ocorreram bem rápido”, completa Cavalca.

Atualmente, 350 usuários utilizam a solução, número que deve subir para 650 até o final de 2013, conforme o gerente.

Entre os benefícios trazidos pelo projeto, ele destaca ganhos de agilidade na administração das contas, que passou a ser interna.

“O departamento de TI passou a controlar e gerenciar melhor o serviço de mensagens. Obtivemos uma melhoria de 8% no desempenho com referência ao serviço em questão, atingindo um percentual final de 99,9% no final de 2012”, finaliza o gestor de TI.