Integração é o novo foco da Dadalto. Foto: flickr.com/npobre

O Grupo Dadalto, rede varejista sediada no Espírito Santo, implementou uma rede metropolitana com tecnologia da Extreme Networks, para suportar as exigências de tráfego e gerenciar as transações de TI de sua nova estratégia de negócios.

As novas operações de negócios do Grupo Dadalto envolvem a integração de processos de vendas, logística, meios de pagamento e crédito ao consumidor.

Para responder a estes requisitos, o Grupo contratou os serviços de consultoria, projeto e integração da LiveConsult, uma parceira da Extreme Networks especializada na oferta de estruturas de redes voltadas para a maximização da produtividade e confiabilidade de processos de negócios.

Depois de uma criteriosa avaliação sobre as necessidades do Grupo Dadalto, a LiveConsult projetou e implementou uma Metro-LAN em anel óptico, com  capacidade para 10 GbE, explorando as  funcionalidades da família de switches  Summit X 460 da Extreme Networks.   

De acordo com Bruno Vairo, gerente de infraestrutura e segurança de TI do Grupo Dadalto, um dos grandes desafios para a unificação dos datacenters com o site da empreda, era a necessidade de evoluir, aproveitando ao máximo as instalações já disponíveis e mantendo as operações de negócio ininterruptas durante o processo de mudança.

“Um dos diferenciais decisivos da tecnologia da Extreme que a LiveConsult nos apresentou, nessa fase do processo, está na estrutura modular do sistema operacional de redes ExtremeXOS.

Trata-se de um sistema extremamente maleável, que dá total liberdade para configurações, de teste ou definitivas, sem comprometer as operações em andamento”, afirma o executivo.

Outra característica do projeto é a capacidade dos switches Summit interagir com a tecnologia de outros fabricantes, o que permitiu a implementação de uma rede “agnóstica”, na qual o backbone Extreme Networks opera com redes de acesso e de borda com tecnologia de outros fabricantes, explorando o máximo de funcionalidades oferecidas por estes dispositivos.

A nova Metro-LAN do Grupo Dadalto interconecta os dois datacenters da empresa e mais o seu site de call center, conectando cerca de 3 mil usuários de sua base total de 5 mil colaboradores.

A modularidade do sistema operacional ExemeXOS oferece ativação e roteamento L3 nos sites, com manutenção de endereçamento IP em camada 2 entre os diferentes pontos geográficos.

As funcionalidades do Summit X460 permitiram eliminar o protocolo Spamming Tree na Interconexão dos sites e a utilização de OSPF para a divulgação de rotas da VLANs. O Balanceamento de tráfego entre todos os links é viabilizado pela engenharia de tráfego MPLS TE.

Houve excepcional elevação de segurança da rede local e uma importante redução do TCO através do gerenciamento centralizado.

As funcionalidades dos switches Summit possibilitaram ainda a remoção do roteamento nas lojas, através da implementação do protocolo BGP para a interação com as operações de serviços.

A Extreme Networks está sediada em San Jose, na Califórnia, e possui mais de 12 mil  clientes em 80 países.

O Grupo Dadalto é uma empresa brasileira, que foi criado no ano de 1937 pelo empresário Antônio Dadalto, em Conceição do Castelo, Espírito Santo. O grupo conta com mais de 3 mil colaboradores, quando divulgou seus dados em 2010.