Hand Talk é uma plataforma de tradução digital para Libras. Foto: Divulgação.

A Hand Talk, empresa alagoana de sistemas de tradução digital, foi anunciada pela Qualcomm Incorporated, por meio de seu braço de investimento, Qualcomm Ventures, foi vencedora da competição internacional Qualcomm Ventures QPriz 2014. 

A companhia receberá US$100 mil em investimento da Qualcomm Ventures para expandir seus negócios.

A Hand Talk selecionada com base nos critérios de inovação tecnológica, potencial na indústria, capacidade de gestão e viabilidade financeira da proposta. 

A empresa desenvolveu uma plataforma de tradução digital para Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, usados pela comunidade de deficientes auditivos. 

O aplicativo Hand Talk é um tradutor móvel para smartphones e tablets que converte, em tempo real, conteúdos de português para libras, seja escrito, falado ou até fotografado.

"O ritmo da inovação nunca esteve melhor. Os finalistas do QPrize deste ano são uma prova das grandes ideias que estão se desenvolvendo em startups com potencial de realizar transformações no mercado de tecnologia", diz Nagraj Kashyap, vice presidente sênior da Qualcomm Ventures.

As outras startups finalistas na etapa Latino Americana da competição QPrize foram: WIKI4Fit (Brasil), Funnely (Argentina), Patagonic Labs (Argentina), DNA Shopper (Brasil), Snapp (Chile), Survmetrics (EUA) and Golddark (Brasil).

Em 2013 a Hand Talk foi premiada pela ONU como o melhor app social entre os 15 mil participantes.

A Startup passou por um período de aceleração na Artemisia, uma organização sem fins lucrativos que fomenta negócios de impacto social no Brasil. 

A vitória do QPrize permite a Hand Talk avançar na etapa internacional, em que competirá com outros vencedores regionais por um financiamento adicional de US$150 mil.

A final do QPrize Global Grand Prize acontece  nos dias 9 e 10 de junho em San Francisco, na Califórnia, durante o evento Next Big Thing Summit, da Bloomberg.