Consulado dos EUA: agora vai. Foto: divulgação.

A Secretaria de Urbanismo da prefeitura de Porto Alegre liberou nesta quinta-feira, 28, as licenças necessárias para o início da reforma do prédio onde será instalado o consulado dos Estados Unidos na capital.

Com isso, o governo dos EUA pode começar as obras no imóvel, localizado na avenida Assis Brasil, zona norte do município, com uma área de 7 mil metros quadrados. A informação é do Jornal do Comércio.

Segundo estimativas divulgadas pelo próprio consulado, a previsão é que o processo leve de 18 a 24 meses para ser concluído, com o início da operação, com emissão de vistos, prevista para o final de 2016 ou primeiro semestre de 2017.

Conforme destacou ao jornal o advogado Marcino Fernandes Rodrigues, que assessora o governo norte-americano na instalação, agora não existem mais entraves para que a obra saia do papel.

"Temos uma previsão efetiva para o início do funcionamento. O governo está em posse das autorizações e já vai iniciar a obra em seguida", afirmou Rodrigues.

Concluídas as obras, o local deve em seguida receber dos Estados Unidos os equipamentos a serem utilizados na operação, assim como deve ser iniciado o processo de contratação de funcionários, com um contingente de 70 a 80 pessoas, sendo 60 deles brasileiros.

De acordo com informações do consulado, o processo de seleção está sendo conduzido pela embaixada do país, em Brasília.

Atualmente o estado não conta com um cônsul. Em 2013, quando foi acertado o local que receberia o consulado, Erin McConaha havia sido designada para a função, mas saiu do posto para um treinamento de dois anos nos EUA.

Em março de 2014, o governo americano inaugurou em Porto Alegre um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. No local, são feitos cerca de 2 mil atendimentos mensais entre renovação de vistos ou encaminhamento dos documentos para o primeiro visto.

Com a abertura definitiva do consulado, o processo de renovação de vistos no Rio Grande do Sul deve ser ampliado. Atualmente, o serviço é prestado em Porto Alegre, mas somente para alguns casos específicos.