Funcionários da fábrica da Veracel. Foto: Divulgação.

A Veracel, fabricante de celulose instalada na Bahia, migrou sua infraestrutura de armazenagem de dados para a plataforma flash da Pure Storage, com consultoria da BS4IT Soluções.

A companhia trocou sua infraestrutura tradicional por uma solução FlashStack da Pure e servidores Cisco, a empresa possui um ambiente 100% virtualizado, com todas as cargas de trabalho em execução na Pure, incluindo equipamentos críticos para automação industrial, desde a planta até o sistema de gestão SAP. 

Além disso, há integração entre a solução da Veeam Software e Pure, que proporciona aumento de desempenho também no processo de backup.

“Nossa preocupação é ter a melhor base para sustentar toda a transformação digital da empresa. Para isso, buscamos fornecedores de infraestrutura de TI para nos prover a melhor tecnologia para produção de celulose”, explica Rodrigo Gonçalves, gerente de Tecnologia da Informação na Veracel.

A Veracel mantém dois data centers ativos, para evitar qualquer risco de interrupção na fábrica. Além disso, houve eliminação de custos de manutenção de migração homogênea do SAP (HSC), de equipamentos e de certificação periódica. 

“Nossa equipe é limitada e não é viável deslocar frequentemente esses profissionais para que sejam capazes de usar uma tecnologia complexa. A solução da Pure foi implementada em uma hora. Em três dias convertemos 200 máquinas virtuais e com apenas o manual em mãos, nossa equipe já estava apta para utilizar. Este é um ganho imensurável”, explica Gonçalves. 

A Veracel é uma joint venture da Fibria com a finlandesa Stora Enso, e fica sediada em Eunápolis, um município com cerca de 100 mil moradores no Sul da Bahia, o que dificulta um suporte imediato para garantir que a operação não seja interrompida por falhas tecnológicas. 

Entre os resultados do impacto já analisado pela Veracel, é possível destacar a redução da latência de 100 ms para 1 ms, que resultou numa agilidade muito superior em processos mais complexos e demorados; processamento de dados 700 vezes mais rápido (comparado em soluções de Mapas e Querys); e espaço de armazenamento reduzido em 400%, com apenas um rack em cada data center.