Não adianta chorar. Foto: flickr.com/photos/mrs2fat

A troca do Google Apps pelo Microsoft Office 365 na lojas Renner – noticiada em maio pelo Baguete Diário, durante a BITS –, é o mais novo trunfo da empresa de Redmond contra a gigante da Internet.

Migração que começou no início desse ano, a operação envolve a sede em Porto Alegre, escritórios regionais, centros de distribuição e as próprias lojas, com a implementação da suíte para 2.500 usuários.

Segundo a empresa, a expectativa é expandir o acesso à solução para os demais colaboradores que atualmente não possuem ferramentas de colaboração em suas lojas.

A Renner possui mais de 10 mil empregados.

PONTO PARA A MS
Em nota à imprensa, a Microsoft diz que a troca foi uma questão de “evolução da plataforma tecnológica”, que acabou levando a empresa a migrar para a solução Office 365, pacote de produtividade na nuvem para acesso seguro e em qualquer lugar.

No conjunto, entra soluções como, e-mails, calendário, conferências, colaboração, além de edição e compartilhamento de documentos via Web com Word, Excel e PowerPoint.

“E este foi um diferencial muito grande que a Microsoft trouxe: foi a única empresa que apresentou uma solução que atendia a todas as nossas necessidades de negócio”, afirma Leandro Balbinot, CIO e membro do Conselho Executivo da Lojas Renner S/A.

A solução do Google, adotada em 2009, disse Balbinot, foi sem deixar saudade.

No Brasil, a briga da MS com o Google pelos serviços na nuvem em meio corporativo está acirrada.

Logo no início desse mês, a MS divulgou a contratação por uma escola do Rio, substituindo o sistema do Google para educação.

O Google, em defesa própria, discretamente anunciou contratação pelo governo de Santa Catarina do Google Apps for Business, com 500 licenças do serviço de aplicações online, ao valor unitário de R$ 87,84 cada uma, totalizando R$ 43,9 mil.

MAIS COM A MS
Enquanto cada empresa puxa pro seu lado, a Renner se declara para a Microsoft. Outros recursos da empresa estão por vir na varejista.

Em breve, deverá ser feita a implementação de uma rede social interna, por meio do Sharepoint, para compartilhar e consolidar opiniões a respeito das futuras coleções.

A solução da Microsoft se integra ainda ao PABX, telefonia IP e demais estruturas físicas da companhia, o que permite que os ramais individuais possam ser acessados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

DYNAMICS CRM
A Lojas Renner também fecharam mais um contrato com a Microsoft, para adotar a solução de relacionamento com clientes e fornecedores, utilizando Dynamics CRM para suporte do front-end de todas as aplicações.