Blackberry volta pro vermelho. Foto: divulgação.

A canadense Blackberry (ex-Research In Motion) anunciou seus resultados para o primeiro trimestre do ano fiscal 2014, registrando um prejuízo líquido de US$ 84 milhões, voltando para o vermelho, após ter um lucro tímido no trimestre anterior.

Conforme destaca o Valor, mesmo com a perda, este número representa um avanço significativo sobre o mesmo período no ano anterior, quando teve um revés de US$ 518 milhões.  

Na parte de acões a fabricante de smartphones decepcionou, com um prejuízo ajustado de US$ 0,13 por ação, contra uma expectativa de lucro de US$ 0,07 por conta de alguns analistas.

Embora o trimestre foi o primeiro completo a incluir números de vendas do Blackberry 10, novo produto lançado com o objetivo de reerguer a empresa, que sofria frente à concorrência do Android e iOS, a empresa não detalhou estes números.

Os envios totais de smartphones alcançaram 6,8 milhões de unidades no trimestre fiscal, 13% a mais que nos três meses anteriores.

A empresa contabilizou uma receita líquida de US$ 3,07 bilhões, um avanço de 9,4% em relação ao período do calendário anterior. Mesmo assim, ficou abaixo do esperado, que era de US$ 3,36 bilhões.

Apesar de faturar mais na América do Norte, Ásia-Pacífico e na região que engloba Europa, Oriente Médio e África, a companhia viu o desempenho na América Latina piorar devido às mudanças cambiais na Venezuela.

Os custos com vendas subiram 0,4%, em ritmo mais lento que a receita, e impulsionaram a melhora da margem bruta de 28% para 33,9%, em bases anuais.

As despesas operacionais cresceram 11,4%, afetadas principalmente pelos gastos com vendas, marketing e administração, e totalizaram US$ 1,21 bilhão.