A Gazin contratou a Winov para um projeto de aprimoramento do padrão de comunicação interno. Foto: Divulgação.

A Gazin, rede varejista com presença em 9 estados, contratou a Winov para um projeto de aprimoramento do padrão de comunicação interno. Com a ação, a Gazin passou a ter uma solução de e-mail que integra recursos de inteligência cognitiva do IBM Watson. 

A Winov, canal da IBM para software como serviço, ofereceu a solução IBM Connections Cloud, focada em colaboração corporativa. 

A integração de recursos de inteligência cognitiva do Watson está em aplicativos complementares que foram interligados ao e-mail para ajudar na troca de informações em ferramentas de compartilhamento de arquivos em nuvem, reuniões online, além da criação de comunidades, fóruns e blogs.

“Todas as ferramentas estão interligadas em uma única plataforma, facilitando a gestão da informação. Uma das metas da IBM é que o colaborador use cada vez menos o e-mail para troca de informações corporativas dentro da companhia. As ferramentas permitem que a informação não fique amarrada a apenas uma pessoa, como por exemplo, dentro da caixa de e-mail do colaborador”, detalha Diego Coimbra, chefe de marca da Winov. 

Para garantir o uso por todos os colaboradores, a Winov, desenvolveu um processo sensorial de adoção, com uma divisão de treinamentos por etapas, incluindo todos os colabores da Gazin. 

Os treinamentos tiveram linguagem e mentoria moldável para cada público. Além disso, o processo adoção teve diversos materiais de apoio, como vídeos, peças gráficas e pessoas nomeadas como replicadores de conhecimento.

“Existem pessoas com mais facilidade em mudar o jeito de trabalhar e outras pessoas são mais resistentes a mudanças. Detectamos esses dois perfis, e, aos que eram resistentes, lecionamos treinamentos focados para que eles realmente vissem o ganho da mudança. Os que se adaptaram facilmente à ferramenta se tornaram replicadores”, comenta Coimbra.

Com 51 anos de mercado, a Gazin tem 243 lojas de varejo, representada em nove estados brasileiros. A empresa ainda conta com cinco indústrias de colchões e estofados, uma indústria de molas e 13 centros de distribuição espalhados pelo Brasil. A companhia possui mais de 7 mil funcionários.

A Winov, fundada em 2015, atua como parceira das empresas IBM, VMware, CommVault, Microsoft, Zerto e Nutanix.