A Lojas Riachuelo planeja inaugurar cerca de 12 novas lojas em 2018. Foto: Divulgação.

A Lojas Riachuelo, rede de lojas de departamento brasileira pertencente ao Grupo Guararapes Confecções, contratou a Dimension Data para um projeto que envolve a implantação e o gerenciamento da solução Cisco Meraki.

O contrato faz parte do plano de expansão da rede, que planeja inaugurar cerca de 12 novas lojas em 2018. A estratégia também busca aperfeiçoar a experiência dos clientes nas 305 unidades distribuídas em todo o Brasil.

Parte do portfólio da fabricante Cisco, a Meraki possui soluções de wireless, switching, SD-Wan, firewall, câmeras de vídeo vigilância, entre outros.

Os dispositivos são gerenciados por uma plataforma baseada na nuvem, buscando maior visibilidade e controle da gestão da rede.

Marcos Sato, gerente de infraestrutura das Lojas Riachuelo, relata que o modelo flexível de aquisição da tecnologia Cisco Meraki como serviço oferecido pela Dimension Data neste projeto foi um dos motivos que levaram à escolha da solução. 

“Assim, eliminamos a necessidade de nos preocuparmos com cada uma das licenças de maneira individual, uma vez que elas foram incluídas no pacote. Além disso, o custo mensal pago às operadoras, para a prestação dos serviços referentes aos links ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) compatíveis com o Cisco Meraki também é menor se comparado à tecnologia legada com links MPLS (Multi-Protocol Label Switching) utilizados anteriormente", diz ele.

A solução permite utilizar ambos os links contratados simultaneamente, o que possibilita, em caso de indisponibilidade, que o tráfego seja todo redirecionado para um único link, sem impacto no ambiente. 

“Ela também apresenta tecnologia de ponta que engloba uma série de recursos robustos e completos, inclusive em segurança, como a gestão do controle de acesso ao wi-fu e bloqueio de sites, que estamos implantando no momento", detalha Sato.

O executivo relata que a empresa também percebeu a otimização do uso de banda de internet. 

“É possível fazer uma análise sobre o que priorizar no tráfego da rede, evitando congestionamentos desnecessários. A capacidade da banda também aumentou, possibilitando a implantação de tecnologias essenciais para a adoção da transformação digital, como Office 365, e ferramentas de colaboração e de aumento da produtividade, o que, sem dúvida, representará um diferencial competitivo para nos destacar no mercado", completa.

Após a implementação, a Dimension Data realiza agora o monitoramento da solução Cisco Meraki e gerencia, 24/7, a disponibilidade e a performance dos links. 

Fundada em 1983, a Dimension Data é uma empresa de US$ 8 bilhões que atua com design, otimização e gerenciamento dos ambientes tecnológicos. Com sede em Joanesburgo, a Dimension Data emprega 28 mil pessoas em 46 países.