VERDE

Compasso e Natura: programa foca Amazônia

28/06/2021 06:10

Empresas de tecnologia do UOL têm iniciativa inédita de mão de obra para projeto de sustentabilidade.

Natura compra produtos da Amazônia. Foto: Pedro Martinelli/Natura/Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Compasso, empresa de tecnologia do UOL, e a Natura, gigante de cosméticos, uniram forças para uma iniciativa de formação de profissionais no Pará, em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), sediada em Belém.

Serão selecionados 20 bolsistas, que terão formação e mentorias oferecidas pela Compasso, visando trabalhar em um projeto digital determinado pela Natura, com foco em sustentabilidade.

Os alunos que mais se destacarem serão convidados a trabalhar, com contração no regime CLT, na Compasso ou em empresas do grupo Natura & Co, formado pelas marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop.

O formato do programa, em parceria com a Natura, uma das grandes clientes da Compasso, é inédito para a companhia. 

Mas a Compasso é uma empresa com experiência no assunto formação de mão de obra, cujos programas já envolvem 30 instituições em todo o país. O acordo com a Unama é também o primeiro no Norte.

Cerca de 80% das vagas abertas pela Compasso são preenchidas por dois programas de qualificação de mão de obra.

O Compasso Academy, fechado agora com a Unama, oferece bolsas de estudo para que graduandos de nível superior e de nível técnico participem de trilhas de formação avançada em plataformas da Amazon, Google, Microsoft e Oracle. 

Em 2019, aproximadamente 60% dos estudantes participantes do programa foram contratados. As formações variam entre três a cinco meses.

(O outro programa é o Fast-Track, voltado à capacitação rápida de profissionais com experiência na área de tecnologia, mas que estão em transição de carreira e/ou desejam trabalhar com novas plataformas).

De acordo com Gil Torquato, CEO da Compasso, a empresa investirá, só no ano de 2021, aproximadamente R$ 2 milhões no Compasso Academy, que é a mais importante porta de entrada de talentos da empresa, que tem hoje 2 mil funcionários, o dobro do que tinha no final de 2019.

“Esta nossa iniciativa visa ajudar a desenvolver o mercado de tecnologia, que historicamente enfrenta defasagem de mão de obra qualificada”, aponta Gil Torquato, CEO da Compasso. 

O programa em parceria com a Unama faz bastante sentido para a Natura, que tem na defesa da Amazônia uma das suas principais bandeiras de responsabilidade social.

A empresa tem uma linha de produtos baseada em matéria prima da região, produzida de maneira sustentável numa área total de 1,8 milhão de hectares (12 vezes a cidade de São Paulo) por 5,5 mil famílias. 

Em 20 anos, o volume de negócios já chega a R$ 1,8 bilhão. 

“Inovar não se trata apenas de criar novidades tecnológicas, mas quebrar paradigmas e propor soluções criativas que gerem retorno para a sociedade, atendendo a necessidades reais”, afirma ressalta Agenor Leão, vice-presidente da plataforma de Negócios Natura &Co América Latina. 

No último trimestre de 2020, a Natura teve uma receita líquida de R$ 12 bilhões, um aumento de 24,3% frente ao mesmo período do ano anterior.

Um dos pontos fortes foi o crescimento do social selling, como a empresa chama as vendas online feitas pelas revendedoras da marca, que aumentou 79%, embalada pela alta do e-commerce.

Fundada na década de 70, a Universidade da Amazônia é uma instituição tradicional na região. Ela foi adquirida em 2014 pela Ser Educacional, um grupo de ensino superior forte no Norte e Nordeste, com um total de 218 mil alunos.

A Compasso também é produto de uma história de aquisição.

Fundada em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, a empresa foi adquirida pela UOL Diveo em 2013. Na época, o foco era tecnologia Oracle e a empresa tinha 170 funcionários.

Hoje o portfólio inclui as tecnologias mais faladas do momento, sob o guarda chuva “transformação digital”: RPA, chatbots, reconhecimento facial, IoT e Big Data.

No ano passado, a UOL fez um movimento chamativo, vendendo o UOL Diveo, sua operação de data center corporativo, para o grupo fundo de investimentos americano Colony Capital, que criou a partir dela a Scala Data Centers.

A empresa ficou com o negócio de tecnologia, a Compasso, comprando quase a totalidade das ações e apostando na continuidade do nome.

Veja também

DOCE
Zilor migra SAP para Azure

Projeto na gigante da cana de açúcar foi da SOU.cloud e Roadmap IT.

AGRO
Coopercitrus gerencia dispositivos com Urmobo

A cooperativa de produtores rurais teve uma economia de R$ 400 mil com a plataforma.

PONTOS
Dotz adere ao Pix com Compasso UOL

Projeto começou na metade de setembro e mobilizou times inteiros por 62 dias.

SEMICONDUTORES
EnSilica abre no Brasil de olho em ex-Ceitecs

Empresa de design de chips está de olho na mão de obra demitida na estatal.

QUENTE
Singapura pesquisa data center tropical

Facebook banca projeto sobre refrigeração em centros de dados no país asiático. 

PACTO
Rio Grande do Sul terá rede de inovação em baterias

PUC-RS, UFRGS e Unisinos têm acordo em área chave da indústria do futuro.