Baguete
InícioNotícias> App AlertaBlu informa sobre emergências

Tamanho da fonte:-A+A

BLUMENAU

App AlertaBlu informa sobre emergências

Júlia Merker
// terça, 28/07/2015 11:34

A Prefeitura de Blumenau acaba de lançar o AlertaBlu, aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Secretaria Municipal de Gestão Governamental, que fornece informações e serviços para a população da cidade em caso de chuvas fortes, enchentes e deslizamentos. 

Desenvolvido em GeneXus, o AlertaBlu já tem mais de 5 mil downloads. Foto: Marcelo Martins.

Desenvolvido em GeneXus, o app já tem mais de 5 mil downloads e está disponível para dispositivos com sistema Android.

Antes, todas essas informações podiam ser visualizadas em um sistema, disponível na internet. 

“Percebemos a necessidade de fornecer essas informações de maneira mais ágil e funcional ao cidadão. Com o app gratuito, o serviço chega diretamente aos usuários em forma de alertas”, explica o diretor de Sistemas, Júlio Cezar Silva.

Com o aplicativo, a Prefeitura espera diminuir o congestionamento das linhas telefônicas nas situações de emergência, deixando que o acesso à informação seja feito por cada pessoa, do seu próprio dispositivo móvel.

Júlio Cezar ressalta que a Prefeitura de Blumenau já possui cerca de 20 aplicações desenvolvidas com a ferramenta, que envolvem áreas de educação, saúde, além de dados estatísticos. 

“A GeneXus é nossa ferramenta oficial. Temos hoje cinco desenvolvedores mas, para criar o AlertaBlu, um desenvolvedor precisou apenas de 15 dias. O AlertaBlu deve ter versão iOS em cerca de dois meses”, completa.

Localizada no nordeste de Santa Catarina, Blumenau tem uma população de mais de 330 mil habitantes e é um pólo de TI no estado de Santa Catarina.

A cidade é pioneira na área, com os primeiros passos da indústria sendo constituídos ainda em 1969, quando um grupo de empresas têxteis incluindo Hering, Karsten, Teka e outras fundou o Centro Eletrônico da Indústria Têxtil (CETIL), uma companhia focada em processamento de folha e outros serviços.

Segundo dados do IBGE que indicam os maiores municípios do Brasil em relação ao PIB, Blumenau ocupa o 57° lugar. Em Santa Catarina, fica atrás somente de Joinville, Itajaí e Florianópolis.

Júlia Merker