José Fortunati apresentou o POA Digital. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta terça-feira, 28, em parceria com a IBM, a ativação do PoaDigital, portal destinado a fomentar o ecossistema de startups e inovação na capital gaúcha.

Baseado na tecnologia de nuvem Bluemix, da Big Blue, o site colaborativo reúne informações sobre empresas de TI, entidades de apoio, investidores, programas de fomento, assim como um mapa de todos estes integrantes espalhados pela capital gaúcha.

Segundo a prefeitura, o objetivo com o Poa Digital é criar um ambiente vivo de colaboração entre as iniciativas de inovação na cidade, contando com a mediação do poder público.

"É um ambiente aberto para que as startups se comuniquem e colaborem entre si, reunindo informação. Nós da prefeitura funcionaremos como curadores e disseminadores, mas fica na mão das empresas e integrantes deste ecossistema fazer o melhor uso desta plataforma", afirmou o prefeito José Fortunati.

Uma destas mediações realizadas pela prefeitura é a abertura de dados municipais para a criação de aplicações pelas startups. A capital já conta com 68 conjuntos de dados abertos, reunindo informações de transporte público, saúde, coleta de lixo, entre outros. Segundo a prefeitura, o plano é chegar a 100 conjuntos até o final do ano.

Atualmente o mapa do Poa Digital conta com 157 nomes cadastrados, entre as diversas categorias atendidas. Segundo Thiago Ribeiro, coordenador do Poa Digital, o plano da iniciativa é ampliar este número consideravelmente até o final do ano que vem.

"Estamos lançando hoje o que podemos chamar de uma versão beta. Ela servirá como ponto de partida para podermos mapear de forma mais eficaz o cenário local de startups e afinarmos o uso da plataforma", destacou Ribeiro, profissional formado em mídia que antes de coordenar o Poa Digital era responsável pela comunicação social da prefeitura porto-alegrense.

Inicialmente a plataforma está hospedada no ambiente de testes na nuvem da Big Blue, mas conforme explica Ribeiro, nas próximas semanas o diretório migrará para o ambiente da Procempa, empresa municipal de processamento de dados.

O portal lançado por Porto Alegre é resultado de uma parceria iniciada com a IBM em 2012, quando a cidade foi uma das escolhidas pela multinacional para integrar o Smarter Cities Challenge, programa de inovação criado pela Big Blue com diversas cidades ao redor do mundo.

Pelo projeto, a fabricante anunciou investimento de US$ 400 mil para apoiar o desenvolvimento de projetos na cidade. Além disso, funcionários da IBM estiveram no município por três meses em 2013 trabalhando em conjunto com equipes da Procempa.
Com o Poa Digital, a capital gaúcha se alinha a quatro outras cidades no mundo que possuem plataformas semelhantes de colaboração entre startups, que são Nova Iorque, Amsterdam, Londres e Berlim.

"Este é o primeiro diretório voltado à startups que desenvolvemos na América Latina e o primeiro feito em uma linguagem que não é o inglês. Isso é um marco não apenas para Porto Alegre, mas também para a IBM", afirmou Laura Voglino, VP mundial de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM.

Mesmo com toda a pompa e circunstância, a capital gaúcha ainda tem o desafio de competir com São Paulo, considerada pelo Global Startup Ecosystem Ranking 2015 a 12ª melhor cidade do mundo para startups e a única do ranking na América Latina.

De acordo com Tomaz Oliveira Jr, VP de Cloud da IBM Brasil, a colaboração entre IBM e Porto Alegre não acaba com o portal. Segundo o executivo, o plano da Big Blue é ser parte integrante de fomento às startups locais.

Conforme explica o VP, pelo site as empresas poderão acessar programas de apoio como o GEP, em que elas podem usar softwares gratuitamente em ambiente de teste, ou o Cloud For Startup, em que a IBM libera até US$ 120 mil em créditos para que startups usem nossas soluçoes em nuvem, como o Bluemix e SoftLayer.

"Além destas ofertas, também queremos ter uma presença mais ativa para estimular o crescimento do Poa Digital, com palestras e capacitações", afirmou Oliveira Jr.