Kaio Philipe, diretor do Kayak Brasil. Foto: Divulgação.

O Kayak, focado em pesquisas de viagens online, lançou o atendimento por robôs (bot) no Facebook Messenger. 

A partir de agora, os brasileiros podem usar os chatbots para planejar e gerenciar viagens, pesquisando voos, hotéis e carros para locação. 

Para fazer uma pesquisa no Facebook Messenger, o usuário pode enviar uma mensagem para a Kayak solicitando, por exemplo, “passagem para Fortaleza” ou “hotéis em São Paulo amanhã”. Após a pesquisa, o bot responderá imediatamente com várias opções. 

Também é possível enviar perguntas como "onde posso ir por R$ 300?" para que o bot mostre os melhores destinos de acordo com quanto o viajante quer gastar. Além disso, o processo de reserva pode começar dentro do Messenger.

O bot do Kayak está em estágio inicial de uso no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. 

“O bot no Messenger mostra que as empresas estão compromissadas com a inovação, uma grande revolução no mercado. No Kayak, sempre buscamos oferecer novas tecnologias aos nossos usuários e agora conseguimos facilitar ainda mais a experiência de quem viaja”, explica Kaio Philipe, diretor do Kayak Brasil.

Os usuários com uma conta no Kayak podem conectar sua conta do Facebook à do portal de busca e usar a ferramenta Trips, que funciona como um organizador de viagem. O usuário recebe notificações em tempo real sobre mudanças de portão, atraso do voo, status do check-in, onde retirar a bagagem, entre outras.

Também é possível acessar as reservas e outros detalhes, tudo por meio do Messenger.

O recurso de desenvolvimento de chatbots para o Messenger foi liberado em abril pelo Facebook, a partir da liberação de um API.

No início de julho, o Facebook divulgou que mais de 11 mil robôs já estavam integrados ao sistema de troca de mensagens da empresa. Além disso, cerca de 23 mil desenvolvedores se inscreveram para desenvolver bots para o Messenger.

Fundado em 2005 nos Estados Unidos, o Kayak foi um dos primeiros buscadores de viagem do mundo. Presente em mais de 30 países e apresentado em 18 idiomas, conta com mais de 300 funcionários em seis escritórios internacionais.