A Universidade La Salle inaugurou a Xperience Room nesta sexta-feira, 28. Foto: Rodrigo Silveira.

A Universidade La Salle Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, se uniu com a Nuvem Mestra para desenvolver o LEX (La Salle Learning Experience). O ambiente virtual para educação a distância foi criado com as ferramentas do pacote Google for Education.

O sistema será utilizada pelos alunos na modalidade EAD, que será lançada em setembro e abre as primeiras turmas em 2018. Serão 20 polos no Brasil com cursos de graduação e pós em áreas como pedagogia, administração, ciências contábeis, tecnologia em logística, tecnologia em processos gerenciais e outros.

O LEX será expandido posteriormente aos alunos da modalidade presencial em breve, atingindo os mais de 7 mil estudantes da instituição.

A plataforma está ingrada com ferramentas do Google como Google Classroom, Gmail, Drive, Docs e Youtube.

“Essa plataforma de aprendizagem é um ambiente conhecido, amigável para os alunos, pois a maioria já utiliza as ferramentas Google. Ela tem a capacidade de integrar todos os aplicativos da empresa, facilitando a aprendizagem”, explica Mário Augusto Pool, gestor nacional de educação a distância na Universidade La Salle.

Com a imersão da Universidade La Salle no universo Google, a organização também inaugurou a Xperience Room. O espaço reúne as propostas de aprendizagem do Google for Education e está formatado para operar com base na metodologia design thinking.

A rede de faculdades La Salle conta com unidades também no Rio de Janeiro, Manaus, Estrela (RS) e Lucas do Rio Verde (MT). Durante o evento de lançamento, nesta sexta-feira, 28, Jardelino Menegat, reitor da Unilasalle Rio de Janeiro e presidente da IALU para América Latina, falou sobre a expansão da plataforma.

“Vamos levar essa ideia adiante e mais do que trabalhar com tecnologias, como Lassalistas, vamos usar nossas ferramentas para tocar o coração das pessoas”, destacou.

Tradicionalmente, a área Google for Education oferta, de forma gratuita, ferramentas desenvolvidas pela empresa com foco em facilitar o ensino para escolas e universidades. 

No caso da Universidade La Salle, além da parceria tradicional, foi feita uma cooperação para construção da nova ferramenta de educação da Universidade.

A parceria surgiu após a ida de Paulo Fossatti, reitor da instituição, à sede do Google, no Vale do Silício, durante o Simpósio Global de Educação, em 2016.

“Voltei encantado e com a certeza de que é isso que, como rede, temos que fazer: levar a inovação até as pessoas. Toda a comunidade acadêmica comprou a ideia e só assim pudemos, em apenas seis meses, desenvolver este ambiente virtual que lançamos hoje”, declara Fossati.

Para o desenvolvimento do projeto, a organização contou com a Nuvem Mestra, focada na implantação, capacitação, desenvolvimento e suporte a plataforma G Suite para Educação. 

A companhia já atendeu a instituições como Unipar, Uninove, Senac, São Judas Tadeu, Anglo Morumbi e Colégio e Universidade Positivo.