O Watson irá auxiliar no julgamento de um concurso de cosplay. Foto: Razrig photography.

A IBM encontrou mais uma maneira curiosa de demonstrar as habilidades do Watson, sistema de computação cognitiva da empresa. A solução irá auxiliar no julgamento de um concurso de cosplay que acontecerá durante o Bourbon Game Show, em Porto Alegre.

Desde as primeiras aparições do sistema, a IBM tem buscado formas diferentes de divulgar a capacidade de aprendizagem do Watson. Em 2011, a plataforma apareceu no tradicional quiz televisivo Jeopardy, nos Estados Unidos, e ganhou de dois competidores humanos.

No Brasil, a IBM fez uma parceria com a Kroton em 2015 para realizar o "Chef Watson: Cognitive Cooking", um concurso de culinária entre alunos do curso de gastronomia da Universidade Anhanguera de São Paulo. No desafio, os futuros chefs usaram o software Chef Watson para criar receitas.

A nova atração será o julgamento do concurso do Bourboun, que será realizado nos dias 29 e 30 de julho. Cosplayers são fãs que se vestem como seus personagens favoritos dos universos dos filmes, seriados, jogos e quadrinhos. 

Por meio de sua aplicação de reconhecimento visual, o Watson ajudará os jurados especializados a escolher as melhores representações de roupas, maquiagem e acessórios. 

“O alimento do sistema cognitivo da IBM são os dados e seu funcionamento é similar ao raciocínio humano. Por isso, é preciso treiná-lo para incluí-lo no contexto de uso. Para essa competição, o alimentamos com imagens que representam os personagens que participarão do evento. Ele recebeu aproximadamente cinquenta fotos do que é considerado um cosplay de boa qualidade e, a partir dos critérios estabelecidos, escolherá a caracterização mais próxima da original”, explica David Dias, IBM Watson Channels & Ecosystem da IBM Brasil. 

Quando o programa capta a imagem da pessoa caracterizada, a plataforma acessa seu banco de imagens e avalia o quanto essa vestimenta é parecida com o personagem. As porcentagens serão transformadas em notas, sendo decisivas para a escolha do melhor cosplay.

Para ter acesso ao evento, os clientes devem trocar R$ 200 em notas fiscais de compras realizadas exclusivamente em lojas do Bourbon Shopping Wallig por um ingresso até o dia 28 de julho. O ponto de troca está localizado no próprio Bourbon Shopping Wallig.